Terceiro acusado de participar de plano contra chefes de organização criminosa é preso

8 de abril de 2019 - 15:50 # # #


Carlenilto Pereira Maltas (40), conhecido como “Ceará”, foi preso, nesse domingo (7), em Aracaju, Sergipe, por agentes da Polícia Federal daquele estado, por força de um mandado de prisão. Ele é o terceiro acusado preso envolvido nas mortes de Rogério Jeremias de Simone (41), o “Gegê do Mangue”; e Fabiano Alves de Sousa, o “Paca”, ocorridas no dia 15 de fevereiro de 2018, em Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Conforme investigação conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Carlenilto é apontado como um dos executores.

Além de ser procurado pelos crimes no Brasil, o nome de Carlenilto Pereira Maltas constava na lista dos criminosos mais procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal, mais conhecida pelo acrônimo Interpol. Segundo levantamentos da Draco, ele estava no helicóptero que levou “Gegê do Mangue” e “Paca” para o local da emboscada, uma reserva indígena, e lá teria participado da execução das vítimas. Em abril do ano passado, policiais civis da Draco cumpriram mandados de busca e apreensão em duas residências dele, localizadas nos municípios de Mombaça (CE) e de Canindé de São Francisco (SE) – este último contou com apoio de policiais federais. Contudo, ele não foi capturado na ocasião.

O inquérito policial que investigou as circunstâncias entorno das mortes de “Gegê do Mangue” e “Paca” foi concluído e remetido ao Poder Judiciário, ainda em 2018. Por intermédio dos trabalhos investigativos da delegacia especializada, foram representadas as prisões de todos os envolvidos no crime. Antes do cumprimento do mandado de Carlenilto, outros duas pessoas foram presas. Capturado em Caldas Novas, em Goiás, no dia 14 de maio de 2018, Felipe Ramos Morais era o piloto da aeronave utilizada no crime. O segundo nome da lista dos envolvidos é Jefte Ferreira Santos, preso em São Paulo-SP, no dia 16 de janeiro deste ano. Ele seria encarregado pela recepção dos criminosos em Fortaleza e por levar as vítimas até o local onde o helicóptero decolou, de acordo com as apurações.

Diante das apurações realizadas pela Draco, a Justiça decretou as prisões de Wagner Ferreira da Silva – o “Cabelo Duro”, morto no dia 22 de fevereiro de 2018, em São Paulo; Erick Machado Santos – conhecido por “Neguinho Rick da Baixada”; Ronaldo Pereira Costa; André Luiz da Costa Lopes – o “Andrezinho da Baixada”; Thiago Lourenço de Sá de Lima; Renato Oliveira Mota; bem como o homem apontado como o mandante do crime, Gilberto Aparecido dos Santos – conhecido “Fuminho”. A mãe de Jefte, Maria Jussara da Conceição dos Santos, também é procurada sob a acusação de ter dado suporte aos executores.