CBMCE alerta sobre risco de queda de árvores no período chuvoso

8 de abril de 2019 - 17:25 # # #

Nesse primeiro trimestre, as três guarnições de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que atuam cotidianamente, em Fortaleza, foram acionadas para 162 ocorrências com queda de árvores. A maioria desses chamados está relacionada a árvores já caídas sobre vias públicas, fiações elétricas, residências, veículos ou edificações comerciais.

Para prevenir a queda, é importante atentar para sinais, como a existência de buracos no caule, inclinação muito rápida ou deslocamento do tronco, raízes expostas, presença de parasitas e as condições do solo nos arredores da árvore.A chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente, mais propensa a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

“Eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo. Você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a primeiro-tenente Isabel Cristina, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.