Forças de Segurança realizam operação integrada em bairros de Fortaleza e mandado de prisão por homicídio é cumprido

6 de abril de 2019 - 12:05 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou uma operação nesta sexta-feira (5), visando o combate às ações criminosas nos bairros que compreendem a Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. Além de equipes das vinculadas, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará, também atuaram profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal. No total foi empregado um efetivo de mais de 100 homens e mulheres.

Na primeira parte da operação, um homicida foi preso por equipes do 12° e 32° Distritos Policiais (DP) e pelo Departamento de Polícia da Capital (DPC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A captura ocorreu por força de um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Francisco das Chagas da Silva Santos (32), conhecido por “Edim”, já possui passagens pela Polícia por homicídios, roubo, porte ilegal de arma de fogo e crime contra a fé pública.

Além do combate às condutas ilícitas, a ofensiva também ocorreu com o objetivo de promover um trabalho preventivo, por meio da presença ostensiva nas ruas, com o aumento de abordagens aos transeuntes e veículos, e realizou o monitoramento de 88 tornozelados, por parte dos agentes da SAP. A medida ocorre no intuito de analisar se essas pessoas estavam infringindo o perímetro permitido pela Justiça. Em fiscalizações dos órgãos de trânsito da Prefeitura, foram apreendidas nove motocicletas e um carro.  As ações se estenderam pelo Bom Jardim, Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira.