Drogas sintéticas que abasteceriam festa rave são apreendidas em operação da DCTD

3 de abril de 2019 - 16:31 # # #

Uma operação contra a venda de drogas sintéticas, conduzida pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), resultou na prisão de três homens e na apreensão de cristais da substância psicotrópica metilenodioximetanfetamina (MDMA), conhecida popularmente como “droga do amor”, “MD” ou “Michael Douglas”, e comprimidos de ecstasy. As prisões foram realizadas, na última sexta-feira (29) e ontem (2), nas cidades de Sobral e Fortaleza. Conforme levantamentos policiais, os entorpecentes seriam destinados para a venda em uma festa rave.

Capturado pela equipe da DCTD após desembarcar no Aeroporto de Fortaleza e seguir em um automóvel para um imóvel na Capital, Lucian Gurgel Pereira (28), conhecido por “Lorenzo” ou “Carioca”, foi flagrado com comprimidos de ecstasy. Natural de Manaus-AM e residente no Rio de Janeiro-RJ, o suspeito era responsável por fornecer os entorpecentes para a venda em festas rave e em academias de musculação, na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), conforme as investigações.

O veículo que levava Lucian era conduzido por Frederico Rabelo Fagundes (35), que nasceu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, mas mora em Fortaleza. Ele também foi preso na ação policial. Os policiais civis abordaram o veículo, no bairro Papicu (AIS 10), e revistaram os homens em busca da mercadoria ilícita. Na bolsa de viagem de Lucian, foi encontrado um saco plástico contendo 50 comprimidos de ecstasy. Outros dois recipientes de vidro, contendo ácido oleico e outro com a substância polisorbato 80, foram apreendidos no banco do carro. Os líquidos estão sob investigação para descobrir sua utilidade.

Da abordagem inicial, as equipes da DCTD se dividiram para verificar os endereços dos suspeitos. Em um flat alugado na Praia do Futuro (AIS 10), Lucian apresentou aos agentes diversos comprimidos de ecstasy e uma certa quantia em moeda estrangeira (boliviano). Já em um apartamento, no bairro Cocó (AIS 10), os policiais apreenderam dentro de um cofre uma pistola municiada, dois pacotes de ecstasy (comprimidos e cristais) e uma certa quantia em moeda nacional e estrangeira (dólar). Frederico apresentou um registro de posse da arma vencido em seu nome e disse ser atirador esportivo. Os suspeitos não tinham antecedentes criminais.

No total, os policiais civis apreenderam, nos dois endereços e no veículo, 385 comprimidos de ecstasy, 45 gramas de ecstasy esfarelado, uma balança de precisão, sete gramas de haxixe, 3,5 gramas de maconha, quatro gramas de MDMA, quase 5 mil dólares, 300 bolivianos, uma pistola calibre 380, 15 munições 380, três carregadores de pistola, 1l de polisorbato 80, 1l de ácido oleico. Uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade foram apreendidos. Todo o material foi levado para a sede da DCTD, em Fortaleza.

Sobral

Na última sexta-feira (29), Ramon Nascimento Ferreira (27) foi preso em flagrante com 10 gramas de MDMA, além de 95 gramas de maconha, uma trouxinha de cocaína, duas balanças de precisão e oito ampolas de medicamentos anabolizantes. O material foi encontrado na residência do suspeito, no bairro Jerônimo Medeiros. Ramon confessou que os entorpecentes eram para consumo próprio e que iria utilizá-lo em uma festa rave.A prisão teve apoio do efetivo da Delegacia Municipal de Sobral.

Investigações

Os três suspeitos foram autuados por tráfico de drogas. Lucian e Frederico também responderão por associação para o tráfico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar outras pessoas envolvidas com a venda de drogas sintéticas no Estado. A DCTD também segue analisando a participação dos presos no tráfico de drogas.

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e a distribuição de medicamentos de venda proibida no Brasil. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬