Cerca de 150 conselheiros de Defesa Social se reúnem em Encontro Regional neste sábado
30 de março de 2019 - 18:51 #CBMCE #Conselhos Comunitários de Defesa Social #Encontro Regional #Evento #SSPDS
Fotos: Sd Gilseppe Bonazi / Ascom CBMCE
“Para fazer o Ceará um estado mais seguro, precisamos dos senhores e senhoras. Precisamos do engajamento e comprometimento de cada um que está aqui e de toda a sociedade”. Com esse chamamento à participação popular, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, abriu o primeiro Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de 2019. O evento reuniu, na manhã deste sábado (30), cerca de 150 conselheiros de Fortaleza e Região Metropolitana e contou com a participação de representantes de CCDSs de municípios do interior.
O evento, promovido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), aconteceu na praça de eventos do shopping RioMar Kennedy e contou com uma programação especial, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O comandante geral do CBMCE, Luís Eduardo Holanda, também participou da manhã de atividades e apresentou a estrutura e o funcionamento da instituição, bem como os projetos sociais encabeçados pelo CBMCE em todo o Estado.
“A grande razão de estarmos aqui é honrar o empenho de vocês nos CCDSs. Entendemos que o importante é que nós possamos servi-los, enquanto membros da sociedade. Me sinto muito honrado”, destacou o comandante do CBMCE, Cel Holanda. Já o secretário André Costa, propôs uma reflexão entre os participantes. “Por que estão aqui hoje? Estão aqui por cada um de vocês. Porque acreditam e têm esperança em dias melhores. O que a gente mais quer é aumentar nossa credibilidade, trabalhando com ações voltadas para resultados para assim conquistar a confiança de vocês”, frisou o titular da SSPDS.
Para o engenheiro ambiental Wellington Franklin, que assumiu a presidência do Conselho de Defesa Social do Jardim Castelão, em Fortaleza, a participação da sociedade é fundamental para a construção de um mundo melhor. “A gente começa mudando a nossa casa, depois a nossa rua, em seguida o bairro, a cidade… Quando descobri a existência dos conselhos e o trabalho da SSPDS nas comunidades, decidi que tinha que participar e fazer a minha parte também. Com o trabalho que estamos desenvolvendo, passamos a ter um sentimento de união na comunidade e de proximidade com os policiais que atendem a nossa região”, conta o presidente do CCDSs do Jardim Castelão, que elogiou a organização do Encontro Regional.
Nesta primeira edição regional do ano, a Codes levou aos participantes as principais ações de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar, como primeiros socorros, dicas para evitar acidentes domésticos, combate a afogamentos, defesa civil – especialmente com ações preventivas durante o período chuvoso. As atividades foram coordenadas pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros, responsável por gerenciar os projetos sociais da instituição.
Encontro Regional
Entre os projetos que os participantes conheceram estava o Jovem Brigadista de Valor e o Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), que foi transformado em política pública, na manhã da última quarta-feira (27), após o governador Camilo Santana sancionar a lei do PSBS em uma manhã de atividades no Centro de Eventos do Ceará. Além disso, houve exposição de equipamentos e explicação de técnicas bombeirísticas.
A cada três meses, o Codes promove encontros regionais com os conselheiros no intuito de apresentar e conhecer os novos membros, além de ter a oportunidade de vivenciar, trocar experiências e conhecimento com os profissionais que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. Os CCDSs são instituições formadas pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro ou localidade. Eles atuam de forma participativa na solução dos problemas de defesa social, apoiando e auxiliando a SSPDS.