Ceará apresenta queda de mais de 50% nos roubos de veículos nos primeiros meses de 2019

20 de março de 2019 - 17:03 # # # #

Mantendo os bons resultados registrados no ano de 2018, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou, até o mês de fevereiro deste ano, uma queda de mais de 50% nos roubos de veículos em todo o Ceará. O furto também acompanhou a queda nos indicies, com – 14,3%. Um forte aliado para o balanço positivo é a utilização e expansão do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), criado a partir de uma parceria entre SSPDS, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diariamente, por meio de ofensivas policiais que envolvem o uso da tecnologia aliada à força dos profissionais de segurança, ações criminosas são evitadas ou a resposta é dada de maneira ágil pela Polícia. No acumulado de 2018 (janeiro e fevereiro), a redução nos roubos foi de 51,8%, passando de 1.685 casos para 812. Já nos furtos, que teve a diminuição de 14,3%, o número que era de 678 caiu para 581.

Por último, a representatividade de veículos localizados em relação ao total de roubos/furtos corresponde a 90,2%. Ou seja, da soma de 1.393 carros subtraídos em ações criminosas, no ano de 2019, 1.257 foram recuperados.

Prisões

Um exemplo a ser citado foram as prisões ocorridas nessa terça-feira (19), após um trabalho da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que patrulhava pela região do Mucuripe/Vicente Pinzón. Após serem informados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobre suspeitos em uma motocicleta roubada que vinham praticando assaltos na região, uma equipe de policiais militares diligenciou e localizou a dupla em uma avenida do Mucuripe.

Houve perseguição, que se estendeu até o Vicente Pinzón, onde a dupla, identificada por José Erisvaldo Gonçalo do Nascimento (31) – sem antecedentes; e Lucas Gomes da Silva (24) – com antecedente criminal por roubo – foi capturada. De acordo com os dados colhidos pela composição, a motocicleta foi roubada pelos criminosos na segunda-feira (18), no bairro Papicu (AIS 4).
O caso foi encaminhado para o 9° Distrito Policial (DP), onde os suspeitos foram autuados em flagrante por receptação. Lucas foi indiciado ainda por desobediência. A Polícia Civil investiga se os suspeitos participaram de outras ações criminosas no bairro.