Cerca de 120 pássaros silvestres foram apreendidos pelo BPMA

14 de março de 2019 - 17:32 # # #

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMCE

Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) apreenderam aproximadamente 120 pássaros silvestres, em Pacajus, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). A apreensão dos animais aconteceu, na última terça-feira (12), após uma denúncia repassada à Delegacia de Pacajus, onde foi constatada a manutenção irregular em cativeiro de animais da fauna silvestre.

Os militares foram acionados e, chegando ao local indicado, foi constatada a veracidade do fato. Após coleta de informações, os PMs, com o apoio de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), apreenderam as aves.

O responsável pelos animais foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Pacajus, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os animais apreendidos foram recolhidos. Os que puderam ser soltos foram libertados em área de preservação ambiental, seu habitat natural, pelos técnicos do Ibama que participaram da ação.

A comandante da 1ª Companhia do BPMA, Tenente Luziane, ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental do art. 29, da Lei 9.605/98.

Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população para denunciar crimes. As denúncias podem ser feitas pelo número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).