DCTD apreende esteroides anabolizantes com suspeito na Capital

13 de março de 2019 - 17:48 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de uma ação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), apreendeu esteroides anabolizantes contrabandeados do Paraguai, cuja venda é proibida no Brasil. O material ilícito estava com um homem de 19 anos, que era responsável por receber as encomendas e repassá-las para outros suspeitos que comercializavam as substâncias proibidas. Os detalhes da ação que resultou na prisão do suspeito e na apreensão do material foram apresentados pelos delegados da DCTD, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (12).

Com base em informações de inteligência, os policiais civis conseguiram chegar ao endereço do suspeito, identificado por João Vitor Souza de Araújo (19), que não possuía antecedentes. De acordo com as investigações, ele é apontado como responsável por receber as caixas com os esteroides anabolizantes e depois repassar os produtos para outras pessoas que comercializavam as substâncias, cuja venda é proibida no Brasil. A carga apreendida pelos agentes da DCTD é oriunda do Paraguai.

Dentro da casa do suspeito, os policiais apreenderam 95 ampolas, 40 frascos, 12 cartelas de comprimidos de esteroides anabolizantes e uma caixa de uma substância que substitui a testosterona. Ainda na casa do suspeito, foram encontradas 108 caixas vazias de vários medicamentos considerados esteroides anabolizantes, o que dá uma dimensão da quantidade comercializada por João Vitor, conforme o titular da 2ª Delegacia da DCTD, delegado Ismael Araújo.

Diante do exposto aos policiais civis, João Vitor foi levado para a sede da DCTD, onde foi autuado no artigo 273 do Código Penal, pela venda, distribuição ou entrega de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, sem registro de órgão de vigilância sanitária. Os medicamentos conhecidos como esteroides anabólicos androgênicos fazem parte de um grupo de compostos naturais e sintéticos formados a partir de hormônios sexuais ou de seus derivados. Os produtos apreendidos com o suspeito são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de prender outros integrantes que compactuavam com a atividade ilícita.

 

Prisão por tráfico

Na última sexta-feira (8), a DCTD prendeu em flagrante Antônio Evaldo Freire Taveira (42), por tráfico de drogas após denúncias anônimas repassadas para as equipes policiais. De acordo com os levantamentos, o suspeito utilizava a residência, no bairro Papicu (AIS 10), para armazenar drogas. No imóvel, os policiais apreenderam cocaína e mais de R$ 6 mil, quantia escondida em uma tomada elétrica da sala. O suspeito já tinha passagem por posse de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Denúncias

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e a distribuição de medicamentos de venda proibida no Brasil. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬