Crianças do projeto “Samu Júnior” visitam a Ciops
27 de fevereiro de 2019 - 18:03 #Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança #Secretaria Municipal de Saúde #Serviço de Atendimento Móvel de Urgência #SSPDS
Em torno de 15 crianças do projeto Samu Júnior, que são filhos dos socorristas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram nessa terça-feira (26), uma visita guiada à sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza. O objetivo da iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Samu, é esclarecer e alertar os jovens sobre a importância dos serviços de urgência e emergência oferecido para toda população.
Segundo Ecleidson Fragoso, coordenador de eventos do Samu, “o projeto Samu Júnior é um programa pioneiro no Brasil, voltado para crianças de diversas idades. Há mais de 10 anos, a iniciativa se propõe em trazer uma vivência dos pais, que trabalham dentro do Samu, juntos aos filhos, mostrando desde sua rotina complexa até um treinamento breve sobre procedimentos de urgência e emergência”, destaca. Ele cita ainda que a orientação dada aos aprendizes durante o curso de formação é essencial para a conscientização dos serviços das Forças de Segurança e do próprio Samu, elevando o papel da criança como agente socializador.
Durante a explicação lúdica dada sobre os órgãos que integram a Ciops, o coordenador da Ciops, Aristóteles Coelho, ressaltou que “é de grande importância a parceria com esse tipo de projeto, principalmente tratando-se de crianças que tem a facilidade de emitir tudo que aprendem. Ajudando ainda a divulgar com amigos e familiares sobre os problemas que o trote causa para toda população”, disse.
Já estudante Eduardo Monteiro de 11 anos, descreve o projeto como “muito divertido, porque além de aprender sobre algumas lições de primeiros socorros, eles aprendem também que não se deve brincar com a questão do trote”, finalizou. O Samu Júnior contribui efetivamente para o bem-estar de todos, uma vez que atua na geração de conhecimento prático e teórico, focando na conscientização de toda a sociedade.