Secretario André Costa participa de debate com secretário da Senasp

22 de fevereiro de 2019 - 18:52 # # # # # #

Assim como em outros debates já promovidos anteriormente pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participou na tarde desta sexta-feira (22) do workshop ”Segurança: sociedade ativa, fraternidade e política públicas”. A iniciativa, que também contou com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras na área da segurança pública, ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), em Fortaleza. Um dos palestrantes foi o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Guilherme Cals Theophilo.

O secretário André Costa destacou que esses encontros para discutir assuntos relacionados à segurança pública são importantes para buscar soluções com outros atores da sociedade civil. “Nesses dois anos que tenho estado na secretaria, tenho sempre pautado meu trabalho no diálogo. Mensalmente, temos reunião com o Sindiônibus e constantes reuniões com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Hoje, a universidade está dentro da segurança pública, trabalhando conosco. Então, essa é mais uma oportunidade de ouvir propostas e poder debatê-las para cada vez mais evoluirmos”, declarou o secretário da SSPDS.

O objetivo do encontro consistiu em discutir e apresentar soluções na área da segurança pública do Ceará, tornando claro o papel de cada nível governamental e da sociedade, além de discutir medidas e considerar os enfoques de prevenção e repressão. O workshop tem como base o projeto denominado Masterplan de Segurança Pública desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Fiec. O projeto é uma continuidade das Rotas Estratégicas Setoriais, que atua no intuito de construir estratégias de desenvolvimento setorial e nas áreas identificadas como as mais promissoras para a indústria cearense.

Entre os temas apresentados no encontro, estava “O Papel do Poder Público – Interação, cooperação e responsabilidades, a partir de cada nível governamental”, que foi conduzido pelo secretário da Senasp. Já na parte dos debates, além de André Costa, participaram, ainda, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; o presidente do Instituto Promover, Carlos Matos; e o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Vieira.