Batalhão de Socorro e Urgência do CBMCE promove capacitação para PMs do Batalhão de Choque

20 de fevereiro de 2019 - 17:52 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio Batalhão de Socorro e Urgência (BSU), antigo Núcleo de Resgate e Emergências Pré-Hospitalares (NREPH), promoveu uma capacitação para 18 militares pertencentes ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O curso foi ministrado, nessa terça-feira (19), nas dependências do BSU, no bairro Maraponga.

O treinamento, solicitado diretamente pelo Comando da PMCE, teve como abordagem específica os primeiros socorros aplicados a situações cotidianas do serviço policial, a exemplo da contenção de ferimentos provocados por armas. A base de abordagem foi o novo protocolo de atendimento pré-hospitalar em lesões exsanguinantes e torácicas, com ênfase no controle de hemorragias severas ocasionadas por armas de fogo e traumas severos.

“Esse novo protocolo foi norteado por trabalhos científicos norte-americanos, como o PHTLS (sigla em inglês para Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), o PHTLS tático e o TC3, que demonstraram que 60% das mortes em confrontos com armas de fogo ocorrem por hemorragias severas, 33%, por pneumotórax e 6% por insuficiência respiratória”, relata o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do BSU.

A capacitação teve duração de cinco horas, divididas em 1h30min de abordagem teórica e 3h30min de oficinas práticas, e deverá servir de modelo para uma série de treinamentos voltados para o público interno do CBMCE durante o primeiro semestre de 2019.