Servidores da CIHPB são homenageados pelo trabalho em papiloscopia que desempenham

13 de fevereiro de 2019 - 16:54 # # # #

Os peritos e auxiliares de perícia que desenvolvem atividade papiloscópica na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) tiveram uma manhã de homenagem, nesta quarta-feira (13). O momento se deu em razão do “Dia do Papiloscopista”, que foi celebrado no último dia 5. O café da manhã especial contou com o apoio da Associação dos Profissionais em Papiloscopia do Estado do Ceará (Appece). Autoridades e convidados especiais participaram da celebração que destacou o trabalho dos homenageados.

Os servidores da CIHPB que atuam no Laboratório de Impressão Papiloscópica (Lip), no Laboratório de Impressão Necropapiloscópica (Lin), no Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos (LIDD), os que realizam a identificação civil que atuam na CIHPB e os que são cedidos para outras coordenadorias ou outros órgãos do Governo foram saudados pelos serviços prestados na Perícia Forense.

Representando excepcionalmente o governador do Estado, Camilo Santana, o Perito Geral, Ricardo Macêdo, parabenizou a todos os servidores que realizam a atividade papiloscópica no Estado. O trabalho dos peritos e auxiliares de perícia da CIHPB resulta na identificação criminal, identificação civil de pessoas vivas e não-vivas e elucida casos que chegam à Pefoce. “O Ceará é modelo entre os órgãos de perícia do Brasil e do mundo pelo trabalho que vem desempenhando, e vocês são os responsáveis por isso. O trabalho que vocês desenvolvem é fundamental, é ciência”, destacou.

O coordenador da CIHPB, Delano Magalhães, em sua fala, também parabenizou e salientou o trabalho de cada laboratório, cada núcleo e cada profissional de identificação para a colaboração e elucidação de delitos. “A nossa atividade é uma missão e um profundo orgulho, pois nós somos o obstáculo do crime. Somos a identificação”, disse.

Entre as autoridades presentes, além do Perito Geral, Ricardo Macêdo, e do coordenador da CIHPB, Delano Magalhães, estiveram no evento o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Juarez Gomes Nunes Júnior; Rafael Barbosa, que representou o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana; e os convidados Hanna Palácio e Durval Alcântara, que são papiloscopistas da Polícia Federal (PF).