Tecnologia do Spia e agilidade da PM resultam nas prisões de assaltantes em Fortaleza

11 de fevereiro de 2019 - 13:11 # # # # #

Após informações detectadas pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e pelas câmeras de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), três indivíduos suspeitos de cometerem assaltos na Capital foram presos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesse domingo (10). Após as capturas dos suspeitos, ocorridas no bairro São Gerardo – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), os profissionais de segurança chegaram até um veículo popular, que os criminosos haviam roubado na manhã de ontem (10).

Após as informações emitidas pela Ciops, as composições da PM – viaturas e motopatrulhamento – abordaram o veículo Celta de cor prata, em uma avenidas do bairro São Gerardo. Em seu interior estavam três suspeitos, que não reagiram à abordagem policial e desembarcaram do carro. Inicialmente, nada de ilícito foi encontrado com os infratores, sendo estes identificados por Daniel Santos Costa (21), Gabriel Pereira da Silva (19) e Guilherme de Andrade Pereira (19). Todos sem antecedentes criminais.

No entanto, após uma busca no carro, que havia sido usado em um roubo horas antes, os policiais apreenderam cápsulas deflagradas dos calibres .40 e 38, além de quatro aparelhos celulares e duas chaves de veículos – sendo uma de modelo Toyota e outra de um Fiat Pálio. Inicialmente, todos negaram participação em qualquer ação criminosa. Mas após verificarem as informações junto à Ciops, os policiais foram informados que na manhã desse domingo, um veículo de modelo Fiat Palio, de cor preta, fora roubado no bairro Alto Alegre, em Maracanaú (AIS 12). Mesmo modelo compatível com uma das chaves que estavam com os presos.

Diante disso, os criminosos foram conduzidos para o 11° Distrito Policial (DP), onde a Polícia Civil realizou suas oitivas, tendo eles confessado o roubo do veículo na Região Metropolitana. Inclusive, informando que o Pálio se encontrava no estacionamento de um supermercado, na Serrinha (AIS 5). Em nova diligência, a Polícia Militar seguiu até o local e conduziu o automóvel a delegacia distrital. Um inquérito policial em flagrante foi realizado e os suspeitos foram autuados por roubo de veículo. A Polícia Civil agora apura o envolvimento dos indiciados em outros delitos.

Abordagem no Pirambu

Também por meio de informações enviadas pelos sensores do Spia, uma viatura da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar abordou, no bairro Pirambu (AIS 8), um veículo utilizado em um homicídio, ocorrido no ano passado.

No interior do VW/Polo de cor prata, os policiais localizaram cinco pessoas, que foram conduzidas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com as investigações da Polícia Civil, o carro foi utilizado em um homicídio registrado no dia 14 de dezembro de 2018, na Comunidade dos Cocos, na Praia do Futuro (AIS 10). Os ocupantes foram ouvidos na condição de testemunha, pelo DHPP, e alegaram ter adquirido o carro na Feira da Parangaba. As pessoas foram liberadas e o carro ficou apreendido no Departamento Especializado, que segue com os trabalhos investigativos.