Policiais Militares realizam primeiros socorros e ajudam a salvar vida de um bebê

7 de fevereiro de 2019 - 17:00 # #

Policiais Militares do 20º Batalhão Policial Militar foram acionados, na noite de ontem (06), para atender uma ocorrência incomum em suas rotinas diárias de trabalho. Enquanto realizava o patrulhamento pelas ruas do Bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, a composição do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foi surpreendida por uma senhora que carregava em seu colo seu neto, um bebê de cinco meses de idade.

A criança estava desmaiada em razão de um engasgamento que sofrera. Os militares atenderam prontamente ao pedido de ajuda da avó, que desesperadamente via o seu neto desfalecido. De imediato, os militares puseram a senhora e a criança na viatura e seguiram rapidamente em direção a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima do local, a UPA do Vila Velha.
Percebendo a criticidade do estado de saúde em que o bebê se encontrava e o risco de ele não chegar a tempo para receber o atendimento médico, um membros da composição, soldado Aquino, iniciou os procedimentos de primeiros socorros, que consistiram em massagens de compressão na região torácica do bebê.

Antes de chegar à UPA e com a ajuda dos bem-sucedidos procedimentos realizados pelo policial, a pequena criança conseguiu restabelecer a respiração, para alívio próprio, da avó e dos demais componentes da viatura policial.

Ao chegar à unidade hospitalar, a criança foi atendida pela equipe médica que realizou os demais procedimentos e exames clínicos. Um dos médicos afirmou que a agilidade no socorro e, especialmente, os procedimentos de primeiros socorros realizados pelo militar foram fundamentais para evitar a morte da criança.

Em depoimento à Ascom-PMCE, disse o soldado Aquino: “é desesperador ver uma criança desmaiada e roxa, mas conseguimos manter a calma e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no nosso curso de formação de soldado da PMCE”. “Graças Deus deu tudo certo”, concluiu o PM.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMCE