Operação em feiras de rua resulta em mais de 20 aves silvestres apreendidas

28 de janeiro de 2019 - 18:03 # # #

Ações programadas por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em duas feiras livres de Fortaleza, resultaram nas apreensões de 28 pássaros silvestres. O trabalho dos agentes de segurança aconteceu nos bairros Antônio Bezerra e Parangaba, Área Integrada de Segurança 6 e 5, respectivamente. Duas pessoas foram conduzidas para unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) responsáveis pelas regiões onde aconteceram as ofensivas para a realização dos procedimentos cabíveis.

A primeira ação aconteceu na feira do bairro Antônio Bezerra, que é realizada na Rua Salgado Filho. Lá, foram encontrados quatro galos campina e dois sanhaços. As aves estavam abandonadas e foram recolhidas. Em outro ponto, os militares encontraram um indivíduo de posse de um animal da espécie papa-arroz. O homem, de 60 anos, foi levado para o 10º Distrito Policial (DP), onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Lei de Crimes Ambientais.

Em seguida, já no bairro Parangaba, os policiais realizaram vistoria na feira situada na Rua Gomes Brasil. No local, foram encontrados 14 pica-paus, espécie em extinção; um cancão; e cinco filhotes de gavião, todos abandonados. Dando continuidade às buscas, os agentes de segurança apreenderam uma ave silvestre da espécie primavera, com um homem de 58 anos. Os militares conduziram o infrator ao 11º Distrito Policial (DP), onde foi registrado um TCO na Lei de Crimes Ambientais.

Todos os pássaros apreendidos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde será providenciada a devolução das aves ao meio ambiente.