Suspeitos de envolvimentos em ações criminosas são capturados pela Polícia Militar em Fortaleza

15 de janeiro de 2019 - 18:15 # # # # #

Dois adultos foram presos e uma adolescente foi capturada no final da noite dessa segunda-feira (14), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), após perseguição ocorrida no bairro Serrinha, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5). O trio estava em um veículo com registro de roubo, localizado com auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia). Os infratores são suspeitos de envolvimento em ações criminosas na Capital. Durante a ação, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, um simulacro de pistola, munições, uma garrafa com combustível e uma balaclava.

Uma equipe da Rondas Ostensivas com Cães (Roca), Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) – do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) – estava em patrulhamento quando foi informada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre a localização de um veículo, com registro de roubo e que teria sido utilizado na prática de ações criminosas, trafegando pela Avenida Bernardo Manoel.

Em um trecho da via, os policiais avistaram o carro transitando em sentido oposto à viatura. Foi dada voz de parada que não foi obedecida. Houve perseguição e troca de tiros. Uma mulher, identificada como Eleriza Milena Mota Lopes (18), foi jogada do automóvel onde estavam os infratores e presa por policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que estavam no apoio à ação.

A fuga continuou, e na Rua Duarte Pimentel o referido carro parou, quando um dos ocupantes conseguiu fugir do local, deixando para trás uma arma de fogo. Três outros ocupantes foram atingidos e levados a um hospital: Leonardo Nascimento da Costa (23), com antecedentes por receptação, roubo de veículo, e com mandados de prisão em aberto por roubo e corrupção de menores; e duas mulheres, sendo uma adolescente de 16 anos e a outra, ainda não identificada.

Os quatro feridos foram socorridos para um hospital. Foram apreendidos no local, um revólver calibre 38 com seis munições, sendo três deflagradas; um simulacro; uma garrafa de dois litros contendo gasolina; e uma balaclava. Na unidade de saúde, a mulher não identificada não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Os outros três permaneceram no hospital, sob escolta policial. O caso foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O material apreendido e o veículo recuperado também foram levados para a especializada. Leonardo e Eleriza foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio, associação criminosa e corrupção de menores. Contra a menor foi registrado um ato infracional análogo aos crimes de tentativa de homicídio e associação criminosa. A Polícia trabalha agora com o objetivo de localizar e capturar o infrator que conseguiu fugir.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que aumentou para a 373 o número de pessoas presas ou apreendidas por participação nos atos criminosos registrados no Ceará. Durante a madrugada desta terça-feira (15), não foi registrada nenhuma ação consumada, no Estado. As prisões e apreensões registradas na Capital, Região Metropolitana e Interior são oriundas do trabalho das forças de segurança cearenses e entidades parceiras, que atuam incessantemente para garantir tranquilidade a todos os cidadãos cearenses e a normalidade no funcionamento dos serviços públicos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações sobre pessoas envolvidas em atos criminosos. As denúncias anônimas podem ser feitas para o Disque Denúncia 181 ou pelo do WhatsApp (85) 98969-0182, por onde podem ser enviados vídeos, áudios fotos e textos que auxiliem na captura de criminosos. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.