Governador anuncia novas medidas de combate ao crime e convoca 220 agentes penitenciários

11 de janeiro de 2019 - 18:18 # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Ascom / Governo do Ceará - Foto

O governador Camilo Santana anunciou, através da sua página no Facebook, nesta sexta-feira (11), uma série de novas medidas para coibir as ações criminosas registradas no Ceará, incluindo a autorização da convocação imediata de mais 220 agentes penitenciários.

O chefe do Executivo enviou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, realização de sessão extraordinária para os deputados analisarem as solicitações já neste sábado (12).

“Essas medidas, além de todas que já tomamos, tem o objetivo de fortalecer o esquema de segurança de nosso estado no duro combate ao crime organizado, que atua nas ruas e no sistema penitenciário. Não aceitamos que, aqui no Ceará, criminosos presos continuem dando ordem de comando de dentro das prisões, como acontece há décadas em todo o Brasil”, disse o governador.

As solicitações em regime de urgência são:

– Convocação de policiais militares que estão na reserva para o retorno ao trabalho;

– Aumento da quantidade de horas extras que possam ser pagas aos policiais civis e militares e bombeiros para aumentar a força de trabalho;

– Criação de lei que recompensa a população por informações que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nos crimes.

Camilo também reforçou que todos os poderes estão atuando juntos em prol da segurança do Ceará. “Governo, Poder Legislativo e Judiciário do Estado, além do Ministério Público e entidades civis, estão todos unidos. Assim como estamos unidos ao Governo Federal, através dos ministérios da Defesa, e da Justiça e Segurança Pública, para enfrentar o crime que tenta se impor contra o nosso estado e contra o País. Não há recuo!”.

Confira o anúncio aqui.

Medidas anteriores

No último dia 3 de janeiro, o governador Camilo Santana já havia anunciado as seguintes medidas de enfrentamento aos atos criminosos, juntamente com o trabalho das Forças de Segurança do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) para proteger a população:

– Nomeação imediata da turma de 220 novos agentes penitenciários, antes prevista para março;
– Imediata nomeação dos 373 novos policiais militares, já formados, para atuação nas ruas;
– Solicitação de apoio do Governo Federal, através do reforço de homens da Força Nacional de Segurança, Exército e Força de Intervenção Integrada (FIPI), para trabalhar em conjunto com os profissionais cearenses.