Sete suspeitos são capturados por danificar postes de iluminação em Fortaleza e RMF

9 de janeiro de 2019 - 18:23 # # # #

Sete pessoas foram capturadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará sob suspeita de danificarem as lâmpadas dos postes de iluminação, em Fortaleza e Região Metropolitana. De acordo com as investigações, o objetivo das ações é facilitar a prática de atos criminosos em locais com pouca luminosidade. As prisões e apreensões ocorreram nesta quarta-feira (09) e ontem (08).

Em uma única ação na noite de ontem, quatro suspeitos foram capturados. A ocorrência iniciou durante um patrulhamento pelo bairro Jardim Jatobá, em Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). O maior, identificado por Francisco Antônio do Rosário Silva (18) – sem antecedentes, foi preso na companhia de três adolescentes 13, 14 e 16 anos. Eles estavam em um veículo que foi abordado pelos policiais militares, que patrulhavam em busca de capturar os suspeitos envolvidos nos danos contra o patrimônio público.

Após serem conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, a Polícia Civil apurou que eles recebiam ordens de chefes de grupos criminosos para danificarem os equipamentos. O quarteto foi autuado em flagrante por crime contra o patrimônio e por integrar organização criminosa, tendo dois deles confessado os crimes.

Ainda em Maracanaú, hoje, um homem foi flagrado por uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), após informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Danilo Sheldon dos Santos (30) – com antecedente criminal por furto – foi abordado próximo ao canteiro central de uma avenida no bairro Cidade Nova.

Com ele, foi encontrado um estilingue, e nas proximidades, os “raianos” constataram que alguns postes de iluminação se encontravam danificados nas proximidades. Ao ser questionado, ele confirmou a prática dos crimes. Danilo Sheldon foi encaminhado para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde foi autuado em flagrante por dano e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

Já em Fortaleza, um adolescente foi apreendido no bairro Vicente Pinzón (AIS 01). Uma equipe da Força Tática recebeu a informação via Ciops, que um suspeito de blusa vermelha também vinha danificando as lâmpadas dos postes de iluminação da região. O menor de 17 anos foi localizado no momento que cometia o delito, na Rua Evangelista. Ele foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional por dano.

Por último, no bairro Paupina (AIS 03), policiais civis do 6° Distrito Policial (DP) prenderam o suspeito identificado por José Ednardo Alves de Souza (47) – sem antecedentes. O homem foi flagrado, pelos profissionais de segurança, também danificando os equipamentos públicos. Ednardo foi encaminhado à sede da distrital, onde as medidas cabíveis foram adotadas.