Policiais militares da Bahia se integram à segurança no Ceará

6 de janeiro de 2019 - 15:21 # # # # #

O combate às ações criminosas no Ceará passa a contar com a contribuição de policiais militares da Bahia a partir deste domingo (06). O reforço – de 100 profissionais e seis viaturas – chegou a Fortaleza na manhã de hoje e já se prepara para iniciar às atividades no território cearense. Os militares ficarão à disposição do Governo do Ceará até 20 de janeiro, segundo decreto assinado pelo governador da Bahia Rui Costa, que atendeu a uma solicitação do governador Camilo Santana.

Os agentes de segurança baianos são todos de unidades especializadas em patrulhamento rural e urbano, além de quatro explosivistas, que trabalharão em conjunto com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do BPChoque da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os PMs da Bahia são do Batalhão de Policiamento de Choque daquele Estado, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – do litoral norte e pólo industrial) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Parte do efetivo vindo da Bahia atuará na Capital e o restante será distribuído entre nove Áreas Integradas de Segurança (AIS) do interior do Estado, onde atuarão em conjunto com o Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O reforço permitirá que as equipes do Cotar da PMCE atuem com o dobro de agentes neste período.

Resultado das operações

Até o momento, 110 pessoas já foram presas e apreendidas por envolvimento nas ações criminosas no Ceará. Além das forças de segurança do Estado, as operações também são apoiadas por tropas da Força Nacional e agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Outros três suspeitos foram mortos em confronto com policiais militares do Ceará, durante troca de tiros.