Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional estão no Ceará

5 de janeiro de 2019 - 13:06 # # #

Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional se encontram no Ceará desde a madrugada deste sábado (5) para reforçar o combate às ações criminosas no Estado. A vinda do efetivo foi uma solicitação do governador Camilo Santana, autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A tropa atuará por 30 dias em apoio à segurança estadual (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense), como também à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Até o momento, 86 pessoas foram presas com envolvimento com os crimes no Ceará.

No diálogo do governador Camilo Santana com o ministro Sérgio Moro foi destacada a necessidade da união de forças entre estados e Governo Federal para o combate às organizações criminosas. Após a oficialização da solicitação do envio de reforços, efetivos presentes no Rio Grande do Norte e em Sergipe se deslocaram ao Ceará para o apoio. Dois aviões partiram de Brasília com mais policiais.

Conforme informou o MJSP, foi determinado que as polícias federais intensifiquem as ações de prevenção e repressão ao crime organizado e que o Depen preste todo o apoio necessário para as ações de Segurança Pública no Estado.

O que é a Força Nacional

Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.