Camilo Santana divulga nomeação imediata de novos profissionais de segurança e apoio federal no combate às ações criminosas

3 de janeiro de 2019 - 17:33 # # #

O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nesta quinta-feira (03), em suas redes sociais, as medidas adotadas pelo Estado para proteger a população e coibir as ações criminosas registradas, ontem (02) e hoje (03), contra coletivos e patrimônios públicos, em Fortaleza e na Região Metropolitana. Além de novos policiais militares, o chefe do Executivo estadual falou ainda sobre a imediata nomeação de novos agentes penitenciários e a solicitação de apoio do Governo Federal. As ações vêm acompanhadas do rápido resultado alcançado pelas Forças de Segurança que já capturaram, até o final da tarde desta quinta-feira (03), onze pessoas envolvidas nos delitos. Mais três tiveram depoimentos colhidos e seguem sob investigação da Polícia Civil. Outros quatro estão sendo ouvidos nesse momento.

“Estive reunido com toda a cúpula da Segurança Pública e Sistema Penitenciário e reforcei minha determinação de continuar agindo com todo o rigor e dentro da lei para coibir as ações criminosas e estabelecer o total controle das unidades prisionais, conforme todo o planejamento que já vem sendo feito no Ceará”, escreveu Camilo Santana.

Entre as medidas, o governador destacou a nomeação imediata da turma de 220 novos agentes penitenciários, antes prevista para março; e a também nomeação da quarta turma de novos 373 novos policiais militares do último concurso realizado, já formados pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), e que passarão a atuar nas ruas. Por último, Camilo destacou a solicitação de apoio do Governo Federal, através de reforço da Força Nacional de Segurança, Exército e Força de Intervenção Integrada (FIPI), para atuarem em conjunto com os profissionais de segurança cearenses.

“Conversei por telefone, hoje pela manhã, com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, que se colocou à inteira disposição para o apoio necessário, e a quem agradeço. Entendo que o crime organizado ultrapassou as divisas dos estados e que, somente com a ação conjunta dos Estados com o Governo Federal, iremos vencer esse desafio. Reafirmo aqui minha determinação de empregar todo o esforço necessário das Forças de Segurança no nosso Ceará para garantir a segurança dos cearenses, nossa prioridade absoluta”, finalizou.