PM recupera dois veículos roubados com auxílio do SPIA e do videomonitoramento da Ciops

26 de dezembro de 2018 - 17:55 # #

Mais dois veículos que foram tomados de assaltos foram recuperados aos seus proprietários com auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA) e do videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações policiais aconteceram, no início da tarde desta quarta-feira (26), nos bairros Monte Castelo e Rodolfo Teófilo, nas Áreas Integradas de Segurança 4 e 6, respectivamente. Dois adultos e um adolescente foram capturados nas ações.

Por volta das 12h30min, a proprietária de um Fiat Cronos branco foi abordada por uma dupla armada, no bairro Jóquei Clube (AIS 6), que tomou seu veículo e fugiu em seguida. Imediatamente, as informações da ocorrência e do veículo foram repassados para a Ciops pelo número 190. Foi então que os controladores da Ciops iniciaram a busca pelo veículo por meio do videomonitoramento, após inserção da placa do carro no SPIA. Cerca de 20 minutos depois, o carro roubado foi encontrado no bairro Monte Castelo e os infratores foram presos.

Francisco Luciano Rodrigues de Araújo (34) – com quatro passagens por roubo, um homicídio, um dano, um furto, uma lesão corporal e posse de drogas – estava na companhia de Wesley Vieira Medeiros (21), com passagem por posse de drogas, quando foram presos por uma composição da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar. Os suspeitos estavam com uma pistola PT 940, carregada com oito munições. A dupla foi levada para o 27º Distrito Policial, onde um inquérito policial por roubo foi instaurado.

O segundo caso foi um veículo roubado, que estava com as placas clonadas, também na tarde de hoje. Um Hyundai HB20 marrom, que teria participado de um roubo na manhã de hoje, foi visto em uma via do bairro Rodolfo Teófilo. Uma composição do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) deu voz de parada e abordou o ocupante do veículo: um adolescente de 16 anos, que estava com quatro aparelhos celulares roubados. Conforme verificação dos dados do carro, os policiais militares concluíram que se tratava de um veículo com placas clonadas. O caso foi apresentado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi lavrado um ato infracional em desfavor do menor, que já tinha passagens por tráfico de drogas e roubo.

Serviço

A vítima que tiver o veículo roubado ou furtado pode ligar imediatamente para o número 190 comunicando o fato ocorrido e repassando os dados pessoais e do bem subtraído. Após esse procedimento, os dados do veículo são inseridos no sistema “S25”, onde um alerta provisório é criado no sistema policial, o SPIA. O policiamento na rua é acionado para realizar a abordagem com a finalidade de prender os suspeitos e restituir o bem às vítimas. Tão importante quanto comunicar o crime por telefone, a vítima também precisa comparecer a uma unidade da Polícia Civil para formalizar o fato e restituir o bem localizado, assim como solicitar que o alerta criado no sistema seja retirado. O alerta provisório permanece no sistema até 72 horas a partir da inserção dos dados do veículo.