Oficial do CBMCE é 1ª colocada em Curso de Instrutor em Operações de Incêndio na Bahia

26 de dezembro de 2018 - 16:39 # #

Nem as chamas de mais de 600°C, nem a fumaça ardente que elas produziam, nem os claustrofóbicos espaços confinado dos contêineres foram capazes de intimidá-la. Muito menos a disputa contra 20 homens, bombeiros militares de vários estados do Brasil. Para a capitão Juliany Freire de Oliveira Leite, primeiro lugar no Curso de Instrutor em Operações de Incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, as três últimas semanas foram de entrega total.

“Eu sou apaixonada pelo combate a incêndio. Coloquei meu coração ali. Eu me esforcei muito para concluir esse curso, mas não imaginava que chegaria tão longe”, revela.
Detentora do Curso de Manutenção em Combate a Incêndio do CBMCE, a capitão relata ter revisado na Bahia boa parte do conteúdo estudado anteriormente, como teoria básica do combate a incêndio, os fenômenos extremos do fogo, os efeitos fisiológicos, adaptação aos equipamentos de proteção individual e respiratória, testes de equipagem e técnicas de ventilação. Porém, num curso voltado para a formação de instrutores, as atividades práticas atingiam patamares muito mais elevados de dificuldade.

“O diferencial é o treinamento no simulador de combate a incêndio em tempo real, tipo contêiner. É uma atividade de risco, ainda que calculado, que visa mostrar aos alunos o desenvolvimento do incêndio nas suas fases inicial e crescente, as características da fumaça (quente, móvel, inflamável, tóxica e opaca), as técnicas e maneabilidade de jatos no caso ao fogo, além de permitir a visualização de fenômenos extremos do fogo”, explica.

Não à toa, sete, dos 29 alunos que começaram o curso, ficaram pelo caminho. Dos 22 concludentes, 17 eram da Bahia, dois do Ceará, dois do Paraná e um do Mato Grosso do Sul. Além da capitão, o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros do CBMCE, foi o primeiro oficial superior da Corporação a concluir um curso operacional fora do Ceará.

Ambos juntam-se ao time de bombeiros do Ceará que concluíram cursos de combate a incêndio Brasil afora em 2018 e têm sido os responsáveis pelos Cursos de Manutenção oferecidos pelo CBMCE nesta área operacional: capitão Wilson Correia Lima e primeiro-tenente José Guilherme Veras Neto (Curso de Especialização em Combate a Incêndio Urbano/CBMERJ); capitão Filipi Ribeiro Cavalcante e primeiro-tenente Felipe Aguiar Gomes (Curso Internacional de Gerenciamento de Operações de Incêndio/CBMGO); primeiros-tenentes Dávio Barbosa dos Santos e José Airton Miranda Forte Filho (Curso de Instrutor Flashover/CBMGO); e cabos Andreivy Quintino Braga e Hanilson Santos de Oliveira (Curso de Operações em Incêndio/CBMBA).