Peritos participam de curso de fotografia forense e edição de imagens

18 de dezembro de 2018 - 18:16 # # # #

Peritos de local de crime da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluíram, nessa segunda-feira (17), o curso de fotografia para melhorar a qualidade e eficiência do registro dos vestígios em locais de ocorrência. O curso “Fotografia Forense e edição de imagem” foi promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e ministrado pelo fotógrafo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Cícero Oliveira. O workshop foi realizado na sede da Pefoce.

Com aulas teóricas e práticas, os peritos do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) entenderam as funcionalidades da câmera e técnicas especiais para diferentes ocasiões. Fotografia macro, fotografia de arquitetura e fotografia de locais foram umas das técnicas assimiladas. Os alunos também tiveram aulas para registrar imagens com drone, equipamento que eles já utilizavam em perícias, mas não exploravam todos os recursos. “São técnicas importantes quando são aplicadas em determinados locais de crimes e sinistros de baixa luminosidade, por exemplo”, avalia Cícero Oliveira.

Dúvidas sobre o ajuste de foco, luz, velocidade do obturador e como manipular a máquina de acordo com a necessidade de cada situação foram sanadas. Os servidores que não compreendiam muito sobre o ajuste manual, optando por fazer imagens na função ‘automático’, aprenderam a utilizar a câmera de maneira correta e melhorar a qualidade das imagens.

Uma das dificuldades apresentadas pelos peritos ao professor era em relação à iluminação, como rebater a luz ou utilizá-la a favor. Com a técnica da função macro, eles aprenderam a registrar detalhes, impressão digital, fecho de porta, perfurações e outros objetos, detalhes que são importantes para quem vai receber o material da investigação.

Nas aulas práticas, os alunos fizeram o registro de impressões digitais em superfícies claras e escuras e descobriram o melhor método de captar o vestígio por meio das lentes. Em aula externa, os participantes também aprenderam a fazer imagens de objetos em movimento, o que é uma necessidade nas ocorrências de trânsito, por exemplo.

Após as aulas práticas e teóricas com a câmera e dicas de edição de imagens, os alunos foram submetidos a um teste para reforçar o conteúdo aplicado ao longo do curso. O objetivo da formação foi fazer com que os peritos compreendessem e explorassem com mais eficiências os recursos das câmeras digitais fotográficas e melhorassem a qualidade das imagens, por meio da edição. Ao término da formação, os peritos foram elogiados pelo professor. “A turma é bastante curiosa e dedicada em aprender. As técnicas foram amplamente absorvidas e reproduzidas por eles”, afirma.