Aesp capacita militares para atuar em embarcações

18 de dezembro de 2018 - 18:27 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realizou, nesta terça-feira (18) a solenidade de encerramento do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O treinamento aconteceu no período de 03 a 07 de dezembro e habilitou 21 policiais militares e sete bombeiros a desempenharem atividades de tripulantes/condutores de embarcações de até seis metros de comprimento, a serviço exclusivo do Estado.

As aulas aconteceram sob a coordenação do comandante do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), tenente coronel PM Ricardo Jorge Pinheiro Mota, e teve 40 horas/aula, proporcionando aos alunos conhecimentos técnicos acerca da nomenclatura da embarcação; legislação; manobra da embarcação; segurança e sobrevivência pessoal; comunicações; estabilidade; meteorologia; navegação; e motor propulsor, tornando-os aptos a desenvolver uma doutrina de pilotagem operacional de embarcações náuticas, melhorando o atendimento do serviço prestado a sociedade cearense.

Segundo o coordenador do curso, tenente coronel PM Ricardo Jorge Pinheiro Mota, a capacitação irá reforçar a atuação da segurança pública nas águas do Estado. “O objetivo é patrulhar ostensivamente, preventivamente e repreensivamente a orla de Fortaleza e alguns recursos hídricos que carecem de uma fiscalização maior, como o Rio Ceará, o Rio Cocó… Iremos trabalhar tanto essa parte ambiental como também a parte do sistema de segurança que é coibir ladrões que roubam e se evadem para dentro do mar e também combater a pirataria na orla de Fortaleza”, pontuou o oficial.