Policiais militares realizam sonho de criança no Hospital Albert Sabin

12 de dezembro de 2018 - 18:08 # # # #

Policiais militares, pertencentes à Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS/QCG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e que fazem parte do policiamento a pé na área do Hospital Albert Sabin, realizaram o sonho de um garotinho de apenas quatro anos, na manhã dessa terça-feira (11). Rômulo sofreu acidente vascular na medula e, mesmo estando tetraparético, sonha em ser policial militar.

Segundo a médica Marta Sampaio, coordenadora da Unidade de Pacientes Especiais do Hospital Infantil Albert Sabin, “a unidade trata de crianças que dependem de ventilação mecânica por qualquer patologia. Nessa unidade, as mães das crianças são treinadas para poderem adquirir a habilidade de cuidar dessas crianças. Com o Rômulo, diferentemente da maioria, foi conseguido algo que deixou a equipe de médicos e familiares muito felizes, pois ele saiu da ventilação mecânica e foi retirado dele o traqueóstomo”.

Durante a rotina policial, os soldados que trabalham nas proximidades, também fazem visitas aos pacientes do Hospital e através dessa ação, conheceram o Rômulo. Durante as visitas, o garotinho sempre pedia uma farda da PM e, de imediato, os policias se organizaram e providenciaram o fardamento. “A ideia de presentear o menino Rômulo partiu da equipe de policiais militares que fazem o policiamento a pé em torno do Hospital Infantil Albert Sabin. O menino sempre viu os policiais militares da janela do terceiro andar do prédio fazendo a ronda e aquilo o deixava muito feliz. Ele é uma criança muito esperta, inteligente e animada. Os policiais militares – Sd Natasha, o Sd Lázaro e Sd Santos – costumavam fazer visitas ao Rômulo também e, numa dessas visitas, eles me perguntaram se havia a possibilidade do Rômulo ganhar uma farda da Polícia Militar do Ceará e dar uma volta de viatura, pois ele já havia pedido isso aos policiais. Confesso que achei a possibilidade inusitada, pois sou médica daqui há 30 anos e essa foi a primeira vez que fizeram essa ação”, conta Marta Sampaio. Ainda conforme a médica, essa foi “uma ação de humanização, de solidariedade imensa que muito nos emocionou. Então poder dar isso a uma criança, poder proporcionar esses cinco minutos de alegria já ajuda muito na recuperação dela.”

Rômulo não esperava essa surpresa e, além do uniforme, o menino teve a oportunidade de passear na viatura. Ele ficou tão feliz que não queria mais sair do veículo. Sua mãe, Nadine, também ficou emocionada com a ação dos militares. “Achei lindo! Meu filho adora os policiais. Ele ama muito, gostou muito e eu achei lindo da parte de todos vocês que realizaram o sonho dele! Muito obrigada a cada um que fez esse esforço por ele”, afirmou. A ação desses policiais foi de suma importância, não apenas para o menino, mas principalmente, para eles próprios. Conforme a soldado Natasha, “nós conhecemos o Rômulo aqui no Hospital. Ele gosta muito da Polícia e sempre que nós passávamos, ele nos chamava, ele já sabe nosso nome e como ele vai ter alta médica em breve, resolvemos fazer essa surpresa pra ele. Chamamos toda a equipe que tira serviço no Posto 06 e mandamos confeccionar o uniforme para presenteá-lo. Falamos com o tenente-coronel PM Jano, coordenador da Adins, para ver a possibilidade de trazer uma viatura e deu tudo certo! Conseguimos trazer essa alegria para o Rômulo! Foi algo inesquecível pra ele e para nós, isso nos emociona muito”, ressalta.

O soldado Lázaro também se sentiu realizado. “Nós ficamos muito felizes também com essa ação, de ver o reconhecimento das pessoas e a felicidade nos olhos desse menino. Infelizmente, a Polícia Militar do Ceará recebe muitas críticas, mas quando recebemos os agradecimentos da população pelas boas ações que fazemos, isso é realmente muito gratificante e dá mais vontade de trabalhar pelo povo e fazer muito mais gente feliz. É uma questão de humanidade, é olhar para o próximo”. Rômulo está passando por um processo de recuperação motora, através de fisioterapia respiratória e segundo os médicos, toda ação que possa motivá-lo a continuar o tratamento e incentivá-lo a viver é bem-vinda!