Alunos com deficiência recebem visita dos cães de busca do Corpo de Bombeiros

12 de dezembro de 2018 - 18:18 # # #

Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Dourado, pelo menos 40 alunos com deficiência física e/ou mental aguardavam desde cedo a chegada dos cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A expectativa entre elas era de uma manhã especial, em que os heróis de farda e seus fiéis escudeiros, de quatro patas, estariam mais perto do que nunca. E, por volta de 8h30min, a guarnição composta pelo subtenente J. Maria, pelo cabo Romenig e pelo soldado Moraes chegou, cada um acompanhado por um cão de busca.

“Logo na entrada, os alunos já começaram a cercá-los, querendo acariciar os cães”, afirma Helena Paula, professora da escola que solicitou a presença do bombeiros. Reunidos na quadra, os alunos assistiram atentos às instruções dadas pelo subtenente J Maria sobre o trabalho realizado no canil. “Explicamos a eles como funciona o trabalho, como é o dia a dia de treinamento do canil do Corpo de Bombeiros e quais são os cuidados gerais que são necessários para se ter com os cães”, relata o militar.

Os alunos permaneceram vidrados, acompanhando atentamente toda a explicação. Porém, o melhor ainda estava por vir. Depois de ouvir, os estudantes tiveram oportunidade de ver demonstrações de busca e resgate feitas com os cães e, o momento mais aguardado, de interagir com eles. “Nossos alunos ficaram muito felizes, não cansavam de brincar com os bichos, de acariciá-los e de pedir para serem fotografados com eles”,  relata a professora.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Dourado fica no bairro Padre Andrade, na Avenida Sargento Hermínio, 4600, e atende 198 alunos, destes 72 com deficiências físicas e/ou mentais.