SVO Móvel realiza mais de 5 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

10 de dezembro de 2018 - 18:42 #

O Serviço de Verificação de Óbitos Dr. Rocha Furtado (SVO), do Governo do Ceará, funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, para recebimento dos corpos, acolhimento de familiares e responsáveis pelas autorizações das necrópsias e a emissão de declarações de óbitos. Há quatro anos, o serviço foi ampliado com a implantação do SVO Móvel, em setembro de 2014, pioneiro no Brasil em liberar o atestado de óbito em casa para a família. Nesse período, 5.868 atendimentos foram realizados. O SVO Móvel atende pelo telefone 190, em uma parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O SVO Móvel oferece suporte no local onde ocorreu o falecimento, todos os dias. Basta ligar entre as 7h30 e 18h30, que uma equipe se deslocará até a residência da família. De acordo com diretor do SVO, Francisco Simão, cerca de 70% dos corpos liberados pelo SVO Móvel são de idosos que faleceram em casa, com uma média anual de 1.460 atendimentos. Este ano, de janeiro a outubro, foram realizados 1.075 atendimentos na capital cearense. Em 2017, de janeiro a dezembro, foram 1.503.

O SVO deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Os casos de morte provocados por atos violentos ou acidentes não estão incluídos neste serviço, pois precisam ser analisados pelo Instituto Médico Legal (IML). O SVO Móvel tem como objetivo esclarecer a causa da morte e prestar auxílio às famílias, através de um atendimento especializado e humanizado.

A partir do momento em que o serviço é acionado pelos familiares, o tempo de atendimento varia entre 40 minutos a uma hora, conforme a localização da casa da pessoa falecida. Ao chegar ao local, o médico fornece a declaração de óbito, logo após fazer uma avaliação das causas que levaram ao falecimento, sem necessidade de realizar necrópsia.

Há também o serviço social que avalia as condições socioeconômicas da família. Caso seja constatada dificuldade financeira, o SVO Móvel também facilita o sepultamento do falecido, em cemitério público, através de uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Tudo isso sem custo para os familiares. “Nesse acolhimento trabalhamos a questão da perda, do luto. Até porque toda perda dói, é um momento em que nos aproximamos dos familiares dando suporte a essa perda do ente querido”, fala Emanuela Mendes, assistente social que atua no SVO Móvel. O acolhimento às famílias é baseado na Política Nacional de Humanização (PNH).

Através do Serviço Social do SVO Móvel, a família recebe orientação sobre os benefícios previdenciários (pensão, aposentadoria, seguro de vida). É feito também a concessão do auxílio-funeral para quem não possui plano funerário e não dispõe de condições financeiras para dar seguimento às etapas de um funeral.

“Traçamos o perfil socioeconômico do falecido, orientando os familiares sobre os seus direitos. Algumas vezes é necessário acionarmos o Conselho do Idoso ou Conselho Tutelar para amenizar sofrimentos, tentando resolver as pendências no momento do atendimento às famílias. Nesse acolhimento domiciliar, quando o corpo não pode ser liberado no local, encaminhamos para o SVO, orientando a família sobre a importância da necrópsia, quebrando o estigma que as pessoas têm em relação a esse procedimento”, enfatiza Emanuela.

As três equipes de profissionais, formadas por médicos, assistentes sociais e motoristas ficam em pontos estratégicos da cidade, na sede do SVO, no Instituto Médico Legal (IML) e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). “É uma forma de chegarmos ao local da ocorrência com mais agilidade, pois nesses casos o tempo é curto e tudo precisa ser resolvido em menos de 24 horas”, reforça Simão.

Serviço:

SVO MÓVEL
Funciona todos os dias, das 7h30 às 18h30
Telefone: 190

• Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde (Sesa).