Cotam captura dois suspeitos de roubarem veículo no Cocó após capotarem carro na Sapiranga

10 de dezembro de 2018 - 18:11 # # #

Uma ligação para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi determinante para a captura de dois suspeitos e para a recuperação de um veículo roubado. O fato aconteceu, na tarde deste sábado (8), em Fortaleza. A vítima ligou para o número 190, relatou o roubo, no bairro Cocó (Área Integrada de Segurança 10), e solicitou a inclusão dos dados do carro no sistema S25, que insere informações no Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA), criando um alerta de segurança de veículo roubado. Uma composição do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) perseguiu e prendeu os suspeitos após colidirem contra um outro carro, no bairro Sapiranga (AIS 7).

Após a vítima repassar os dados à Ciops, às 14h14min, a equipe do videomonitoramento iniciou os levantamentos até localizar o carro trafegando no bairro Sapiranga, às 14h23min. Uma equipe do Cotam, que patrulhava próximo ao local, localizou o veículo Fiat Mobi e iniciou uma perseguição. Os dois suspeitos entraram na via na contramão e colidiram contra um segundo veículo quando capotaram o carro roubado, às 14h25min. Em pouco mais de 20 minutos entre a ligação da vítima e prisão dos suspeitos, o bem roubado foi localizado e os criminosos presos em flagrante. Com os suspeitos, os policiais militares apreenderam um simulacro de revólver.

Os suspeitos foram identificados por Rafael Costa Ribeiro (24), com passagem por roubo, corrupção de menor e uso de documento falso, e Yuri Vieira da Costa (19), sem antecedentes. Os dois foram autuados em flagrante no plantão do 9º Distrito Policial (Vicente Pinzon), pelo crime de roubo. A Polícia Civil investiga a participação de outros suspeitos envolvidos na ação criminosa e solicita a população que auxilie os trabalhos de investigação repassando qualquer informação que possa identificar e localizar os demais partícipes.

A vítima teve os pertences que estavam no carro restituídos na delegacia e foi orientada a comparecer à sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargos (DRFVC), no bairro Maraponga (AIS 9), para realizar os procedimentos de vistoria do automóvel e a retirada do alerta de roubo do sistema policial.

Serviço

A vítima que tiver o veículo roubado ou furtado pode ligar imediatamente para o número 190 comunicando o fato ocorrido e repassando os dados pessoais e do bem subtraído. Após esse procedimento, os dados do veículo são inseridos no sistema S25, onde um alerta provisório é criado no sistema policial, o SPIA. O policiamento na rua é acionado para realizar a abordagem com a finalidade de prender os suspeitos e restituir o bem às vítimas. Tão importante quanto comunicar o crime por telefone, a vítima também precisa comparecer a uma unidade da Polícia Civil para formalizar o fato e restituir o bem localizado, assim como solicitar que o alerta criado no sistema seja retirado. O alerta provisório permanece no sistema até 72 horas a partir da inserção dos dados do veículo.