Músicos da PMCE concluem curso de habilitação na Aesp

7 de dezembro de 2018 - 18:51 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou nesta quinta-feira (06), a solenidade de encerramento do Curso de Capacitação e Habilitação para Músicos da Polícia Militar do Ceará. Cerca de 80 policiais musicistas concluíram a qualificação, que ocorreu entre os meses de setembro e novembro deste ano.

Segundo o coordenador da turma 2, tenente PM Vilderglan Farias, o curso era um anseio antigo da corporação e teve como objetivo principal padronizar e aprimorar as técnicas dos integrantes da Banda de Música Major Xavier Torres. “O curso de capacitação nasceu da necessidade de alinharmos o conhecimento entre todos os músicos da banda, pois os músicos que estão chegando hoje na banda, eles só têm o curso de formação de policiamento, de técnicas de policiamento e a gente precisa também fazer esse trabalho com as técnicas musicais, porque também faz parte do nosso mister”, destacou o oficial regente.

A capacitação foi ministrada por músicos experientes e contou com uma carga horária de 80 horas/ aulas, incluindo instruções de teoria musical e prática instrumental.

A professora de fundamentos e prática musical da turma 1, subtenente Joiania Marques, destacou a importância da qualificação. “O estudo coletivo de cada instrumento, com suas peculiaridades, pode nos mostrar a necessidade que momentos como este aconteçam com mais frequência e nos proporcionou reflexões sobre o nosso fazer musical, enquanto profissionais responsáveis por difundir uma cultura secular que é a banda de música militar existente em todos os países”, pontuou a policial.

Ela conta que ingressou na PMCE em 1994, após aprovação no último concurso voltado para o cargo de soldado especialista músico e desde então atua na Banda Major Xavier Torres, tendo passado também pela banda de música do Colégio da Polícia Militar. Para ela, as atividades realizadas pelos músicos têm um valor cultural e aproximam a sociedade da instituição militar. “Nós fazemos desde eventos oficiais a eventos mais populares e para nós é muito gratificante quando chegamos e as pessoas vem e se aproximam da banda de música com admiração, porque a música tem essa função de atrair, de aproximar… porque aí elas (pessoas) tem uma visão diferente, de que a Polícia Militar pode fazer algo mais, além de chegar lá só para repreender e sim a pacificação, que é uma coisa que nós almejamos tanto na nossa sociedade hoje”, declarou Joiania.

O evento foi marcado por uma apresentação dos alunos instrumentistas, que ao som de saxofones, violões, teclado, bateria, flautas e trompetes encantaram todos os presentes no auditório da Aesp.

Banda de Música Major Xavier Torres

Criada em 28 de outubro de 1854, a Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará é a mais antiga em atividade no estado, e já participou dos eventos mais importantes da história do Ceará, como a inauguração do Theatro José de Alencar e da Praça do Ferreira, além de ter sido a primeira Banda de Música a executar oficialmente o Hino do Estado do Ceará em 1903.

Atualmente, conta com 102 policiais músicos, sendo 5 oficiais e 97 praças e diariamente, realizam apresentações em eventos oficiais, praças, pontos turísticos, terminais de ônibus e diversos outros locais públicos de grande movimentação, levando cultura e arte para o povo cearense.