SSPDS participa de feira de empreendedorismo abordando estratégias de segurança pública

6 de dezembro de 2018 - 17:58 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) terá espaço em dois momentos da 12ª edição do Seminário Empreender, maior evento do Nordeste na área de empreendedorismo. O primeiro será conduzido pelo secretário André Costa, na palestra de abertura do evento, com o tema: “O ambiente digital na cidade de Fortaleza; iniciativas e projetos para uma cidade inteligente; as estratégias de segurança pública no Ceará a partir de soluções de inteligência digital”. O segundo momento será com o secretário adjunto Alexandre Ávila, que vai presidir o Hackathon Empreender, competição imersiva, cujo tema será Inovação na Segurança Pública no Estado do Ceará. A feira de empreendedorismo acontece nesta sexta-feira (07) e sábado (08), na sede do Sebrae, em Fortaleza.

André Costa vai apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas pela SSPDS e parceiros, que já estão em uso por servidores da segurança pública do Estado. O emprego de tecnologia e a aplicação de novas estratégias contra o crime transformaram o Ceará em exemplo para o restante do Brasil na utilização de soluções tecnológicas aplicadas à área da segurança pública. Fator que influenciou ainda na melhoria dos indicadores criminais de 2018, em todo o Estado. Entre as ferramentas está o Serviço Policial Indicativo de Abordagem (SPIA) e o sistema de videomonitoramento, que está em fase de expansão na Capital e está em pleno funcionamento em 44 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior. Além do secretário da Segurança Pública, a conferência de abertura vai contar com a presença do presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação – Citinova, da Prefeitura de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Promovido pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Sebrae, a edição deste ano do evento vai propiciar discussões acerca do tema EmpreenTECH: Negócios Digitais – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. São esperados alunos de escolas profissionalizantes, micro, pequenos e médios empresários, além de empreendedores individuais de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza. O 12º Seminário Empreender vai promover o acesso às novas tendências do mercado e tecnologias que guiarão o futuro dos empresários brasileiros.

O Empreender deste ano ainda vai disponibilizar espaços de discussões sobre startups, fintechs (startups voltadas para serviços financeiros), educação empreendedora na era digital, experiências em robótica e um case de sucesso genuinamente cearense: a criação do maior banco solidário digital do Brasil, o Banco Palmas, de moradores do bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

Hackathon

Destaque da 12ª edição, o Hackathon Empreender vai reunir competidores em uma maratona de 30 horas ininterruptas para pensar projetos de Inovação na Segurança Pública no Estado do Ceará. A partir das 18 horas de hoje (6), programadores e profissionais ligados ao desenvolvimento de software estarão criando e desenvolvendo soluções na área de segurança urbana. O espaço competitivo contará com desafio de games e atividades de entretenimento. Todas as atividades acontecerão no primeiro andar do prédio Sebrae e se estenderão pela madrugada o dia 8 de novembro. Durante três dias de evento gratuito, os selecionados desenvolverão projetos ligados a desafios da área, tendo acesso a espaço, infraestrutura e mentoria.

O secretário adjunto da Segurança Pública, Alexandre Ávila, vai presidir a comissão julgadora que irá avaliar os trabalhos e apontar os vencedores dos melhores projetos. Os trabalhos serão apresentados a partir das 11 horas do sábado (08). A votação e as premiações acontecem também no sábado (8), a partir das 12h30min.

Serviço:
12º Seminário Empreender
Data: 7 e 8 de dezembro de 2018
Local: Sede do Sebrae no Ceará (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema)
Confira a programação completa