Secretário da Segurança Pública participa da posse do Conesp

4 de dezembro de 2018 - 18:15 # # # # # # #

Assessoria de comunicação da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)

O Conselho de Ensino da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará é órgão colegiado de caráter normativo, consultivo e deliberativo da Aesp

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), André Costa, participou, nesta terça-feira (4), da posse dos novos membros do Conselho de Ensino da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (Conesp) – órgão colegiado de caráter consultivo da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

A nova composição do colegiado foi publicada no Diário Oficial do Estado, da última segunda-feira (3), e conta com a participação de membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense (Pefoce) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de representantes da própria Aesp e SSPDS.

“É importante esse momento para que nós tenhamos toda uma equipe com a capacidade de pensar, de debater e de ouvir também. Por meio do Conselho, a gente vai conseguir realmente tomar novas decisões, tomar novos rumos e melhorar nossos processos, para que assim, a médio e em longo prazo, a gente evolua cada vez mais, e possa ser uma referência no País e até na América Latina, na área do ensino policial”, pontuou o titular da SSPDS, André Costa, durante o evento.

Na ocasião, foram empossados, o presidente, Juarez Gomes Nunes Júnior (Diretor Geral/Aesp/CE) e os novos dez membros do colegiado. São eles: Nartan da Costa Andrade (Sexec/Aesp/CE); Roberta Barbosa Monteiro (Coeni/Aesp/CE); Evandro Queiroz de Assunção (Coape/Aesp/CE); Jamille dos Santos de Moura (Adins/Aesp/CE); Adriano de Assis Sales (Sexec/SSPDS/CE); José Durval Beserra Filho (Sexec/PMCE); Jerffison Pereira da Silva (DRH/PCCE); Humberto Rodrigues Dias (CGP/BM); Victor Hugo Medeiros Alencar (Perito Geral Adjunto/Pefoce) e Anderson Duarte Barbosa (Supesp).

Segundo o diretor geral da Aesp e presidente do Conesp, Juarez Gomes Nunes Junior, a participação integrada da vinculadas através do conselho é extremamente importante para atuação da Academia e reflete diretamente nas ações das forças de segurança do Estado. “O Conselho é importante porque ele é formado por integrantes das vinculadas e por integrantes técnicos aqui da própria Academia. Então, no conjunto desse colegiado, nós temos a possibilidade de detectar dificuldades, de planejar algumas ações estratégicas aqui da Aesp, para não só produzir e ofertar os cursos, mas ter a convicção de qual reflexo esses cursos trazem nas vinculadas que se submetem a esse treinamento”, destacou Juarez.

O evento aconteceu na sala de reuniões da Aesp e contou com a presença do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Maia Pacheco; do delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima; e do perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo.

Integração

Após o evento, André Costa visitou os alunos da segunda turma do Curso de Formação para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e do Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial, capacitação esta fruto de um acordo de cooperação educacional firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), por intermédio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)