SSPDS desenvolve plano operacional para jogo Ceará e Vasco deste domingo (2)

30 de novembro de 2018 - 18:08 # # # # # # # # # #

O jogo entre os times de Ceará e Vasco, neste próximo domingo (2), vai contar com reforço policial antes, durante e depois da partida. É que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolveu um plano estratégico que será realizado dentro e nas proximidades da Arena Castelão. O jogo está programado para ocorrer, às 16 horas, mas a atuação das forças de segurança do Estado já começa logo pela manhã, às 11h30min. Ao todo, serão mobilizados 550 agentes da segurança pública para garantir a chegada e saída dos torcedores.

Serão empregados efetivos das Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Ao todo, 506 policiais militares fazem parte do reforço policial para o jogo, que será intensificado no entorno do estádio, nas principais vias de acesso ao local e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza. Os militares realizarão patrulhamento a pé, em viaturas, motocicletas e com auxílio de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Do total de miliares, 402 PMs estarão na área interna, e os demais na parte externa do estádio. Entre as composições empregadas estão os batalhões especializados, como o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE).

Além do reforço de policiais militares, os torcedores contarão com nove policiais civis – entre delegados, escrivães e inspetores – no plantão especial do 16º Distrito Policial e no posto avançado de atuação da Polícia Civil, que fica dentro do estádio. Em relação ao efetivo do Corpo de Bombeiros, 35 militares estarão de prontidão no estádio, com quatro viaturas.