Polícia Civil do Ceará entrega 156 armas ao Exército para destruição

29 de novembro de 2018 - 16:43 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Inteligência da Policial (DIP) e da Unidade Tático Operacional (UTO), encaminhou 156 armas de fogo oriundas de inquéritos policiais instaurados pelas delegacias do Estado ao Exército. O armamento foi entregue, nessa quarta-feira (28), na sede do 10° Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro, em Fortaleza, para destruição. O arsenal foi liberado para destruição pela Justiça cearense.

As armas de diversos calibres são provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Civil nos inquéritos policiais, em razão das mais diversas atividades de investigação e inteligência, no período de 2017/2018. Das 156 armas de fogo entregues, estão revólveres, pistolas, rifles, garruchas, espingardas e armas artesanais dos calibres 22, 32, 38, .380, 765, .40, 357, 6,35, 36, 12, além de diversas armas brancas. As armas fazem parte de processos judiciais finalizados e cuja liberação para destruição foi validada pela Justiça.

Em maio deste ano, outras 585 armas de fogo tiveram o mesmo destino do armamento destruído ontem. O arsenal entregue vai possibilitar a retirada de circulação definitiva dessas armas e evitar que elas sejam utilizadas em ações criminosas.

O armamento apreendido nas ações policiais é apresentado à delegacia de Polícia Civil e consta no inquérito policial. Após finalizar o procedimento policial, o caso é remetido ao Poder Judiciário, cujo armamento fica à disposição da Justiça para os devidos fins processuais. Após decisão judicial, as armas são liberadas para destruição.