Policiais do CPCães realizam visita técnica ao Bope do Rio de Janeiro

26 de novembro de 2018 - 19:50 # # #

A Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou uma visita técnica à sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, considerada como a melhor equipe de combate urbano do mundo. A visita aconteceu entre os dias 19 e 23 de novembro, no bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro.

O objetivo dos militares cearenses era observar, treinar e operar nas ações com cães, por meio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), no Estado do Rio de Janeiro. Uma comitiva composta por quatro PMs do Ceará foi designada para capturar o máximo de informações e repassar ao restante da companhia. As técnicas foram repassadas na forma teórica e prática. Os policiais cearenses acompanharam os treinamentos e a rotina de trabalho dos policiais do BAC, além de trabalhar diretamente em dois jogos de futebol, na maior praça esportiva do país: o Maracanã.

Os militares do CPCães também realizaram intervenções táticas em estabelecimentos prisionais, treinamento de conduta de patrulha com o emprego do cão de faro de entorpecentes em comunidades e áreas de conflito. No último dia de visita, foi realizada uma instrução de rapel. O encerramento da capacitação contou com uma confraternização de oficiais e praças, oportunidade em que o comandante do BAC agradeceu a visita e deixou em aberto futuros intercâmbios na troca de conhecimentos e cursos.

Para o capitão Lutiani Rodrigues, um dos militares que participou da visita, a experiência foi única. O oficial ressaltou a receptividade dos policiais do BAC. “Agradeço a recepção e dedicação de todos em ministrar e repassar os conhecimentos adquiridos”. Um dos fatores determinantes para a escolha da unidade carioca, segundo Lutiani, é o fato do BAC ser a unidade com cães no Brasil que mais apreende armas e drogas. “Queremos trazer essas técnicas e aprendizados para que o CPCães conquiste números cada vez maiores em apreensão de armas e drogas”, ressalta o oficial.