Forças de segurança prendem grupo especializado em roubo a banco e carros-fortes

22 de novembro de 2018 - 17:59 # # # # # #

Três homens suspeitos de integrarem grupo criminoso especializado em roubos a instituições financeiras no Ceará e em estados vizinhos foram presos. As prisões ocorreram na noite dessa quarta-feira (21), na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), em Pacajus. Veículos e armas foram apreendidas por composições do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O procedimento foi realizado na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza.

Uma denúncia anônima foi o ponto de partida para a prisão do trio que planejava assaltos a instituições financeiras no Ceará. Os indivíduos já possuíam mandados de prisão emitidos por outros Estados da Federação pela prática de roubo a bancos e carros-fortes. Os suspeitos estavam em Pacajus, utilizando dois veículos, um modelo Golf, de cor vermelha, e um Fox, de cor cinza, com o intuito de planejar e executar ações criminosas. Diante das informações, equipes do BPChoque foram até a cidade e passaram a procurar os veículos denunciados. Após algumas diligências, os policiais localizaram o carro, modelo Golf, que estava no Centro de Pacajus.

Os policiais começaram a seguir o veículo e na CE-235 abordaram o mesmo. Todos os suspeitos apresentaram documentação falsa. Francisco Evanaldo Gomes da Silva (32), Francisco Ivonildo dos Santos (31) e Edinho Mota dos Santos (31), todos com extensa ficha criminal em outros estados, estavam com mandados de prisão em aberto. Uma busca foi realizada no automóvel e por trás do painel do carro foram encontradas duas pistolas de calibre restrito, com três carregadores, sendo um deles com capacidade para 30 cartuchos no calibre 9 milímetros. Uma das pistolas tinha sido roubada de um policial civil do Rio Grande do Norte. Várias munições de cal .40 e cal. 9mm, além de duas balaclavas e uniformes camuflados, também foram apreendidos.

Francisco Ivonildo possuía uma residência no bairro Lagoa Seca, em Pacajus, e confessou a Polícia que o grupo estava reunido na noite anterior em sua casa, planejando ações criminosas contra instituições financeiras do Estado. Na casa do suspeito, foi localizada uma prensa mecânica para a compactação de cocaína, além de insumos, balanças de precisão, sacos plásticos, potes de creatina, pó branco e um veículo Fox. O trio foi conduzido para a DRF, onde foi autuado por integrar organização criminosa, uso de documentos falsos, porte ilegal de arma de fogo, receptação e tráfico de drogas.

Para o comandante do Bpchoque, tenente-coronel Henrique Bezerra, a prisão do grupo é mais uma operação das forças de segurança que teve sucesso graças ao apoio da sociedade. “A informação anônima fez toda diferença nessa ação”, ressalta. O delegado titular da DRF, Ricardo Romagnoli, frisou que a prisão impediu um crime que estava programado. “Eles iriam praticar um crime contra algum banco ou carro-forte no Ceará”, afirma o delegado. As investigações seguem com o intuito de identificar e prender outros membros do grupo, bem como, apurar se houve a participação dos suspeitos em assaltos a instituições bancárias do Ceará.