Aesp inicia primeiros cursos de especialização lato sensu para a Segurança Pública

21 de novembro de 2018 - 17:32 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou na noite desta terça-feira (20) a aula inaugural dos primeiros cursos de especialização lato sensu voltados para os profissionais de segurança pública do estado do Ceará.

Ministrada pela secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, a aula magna reuniu dezenas de alunos e outros profissionais do sistema de segurança pública cearense e marcou o início de dois cursos direcionados para a gestão estratégica e institucional. São eles: Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp).

Para o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, a Academia vivencia um momento histórico, já que a oferta de cursos de pós-graduação é um anseio antigo da Instituição e que se concretiza agora. Ele explica que este reconhecimento proporcionará um salto na qualidade das tropas e atenderá a demanda de mais especialistas na área. “A efetivação desses cursos de especialização que ora iniciam aqui na Academia tem uma importância crucial para a segurança pública, porque a partir desse momento nós vamos ampliar ainda mais os horizontes do conhecimento e passar a tratar o tema da segurança pública de uma forma mais científica… Então, há uma expectativa muito grande de crescimento intelectual e de desenvolvimento”, pontuou Juarez Junior.

Participam dos cursos, 71 profissionais, incluindo policiais militares e civis, bombeiros militares e peritos forenses. A qualificação, que tem uma carga horária de 592 horas/aula e previsão de término em junho de 2019, além de promover a especialização destes profissionais, também irá prepará-los para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública. Sobretudo para os militares, já que para estes, os cursos também tem o viés de habilitação para a ascensão funcional.

Segundo o Plano de Ação Educacional elaborado pela Academia, para os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o Cegesp equivale ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do quadro de combatentes (CAO), que é um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major. Já o Ceaesp será equivalente ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e viabilizará que os oficiais superiores ascendam ao posto de coronel.

Um dos militares beneficiados com o curso foi o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Vanderlan Carvalho. Ele será aluno do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública e aprovou a mudança. “A expectativa aumentou ainda mais, porque além de você está fazendo esses cursos para sua ascensão profissional, você também vai ter uma titulação de especialista e com certeza vai poder utilizá-la no magistério ou quando você for também aperfeiçoar outros profissionais da segurança pública… E é importante a gente ter todo o conhecimento necessário para implementar novas ideias, implementar novos projetos para a melhoria da segurança pública”, declarou o oficial.

Mais cursos

Durante o evento, foi anunciado o lançamento do terceiro curso de pós-graduação da Academia, será uma Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública. “Esta especialização é revolucionária porque toca no quesito “multiplicação”, e surge pela necessidade de atender às peculiaridades no exercício da docência dos professores que atuam nos cursos do sistema de segurança pública, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na educação”, explicou Juarez Júnior.

O novo curso terá uma carga horária de 525 horas e duração de 18 meses, com aulas aos sábados e domingos, sendo dois finais de semana por mês. O processo seletivo para a primeira turma vai ocorrer no primeiro semestre de 2019, e serão ofertadas 50 vagas para a concorrência entre os profissionais de todas as vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).