Governo reforça policiamento na Capital com novas equipes do Raio

21 de junho de 2018 - 18:04 # # # # #

Mais 101 policiais militares formados na “Doutrina Raio” passam a servir o maior batalhão de policiamento especializado na Capital. Nesta quinta-feira (21), os moradores do Conjunto Prefeito José Walter e entorno passam a contar com o reforço policial do efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), com apoio de 56 motocicletas e duas viaturas para atuar no combate ao crime. O governador Camilo Santana, o secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa, e representantes da cúpula da segurança pública do Estado estiveram na solenidade que marcou o início das atividades dos raianos.

Moradores do bairros Conjunto Prefeito José Walter, Planalto Ayrton Senna, Mondubim, Conjunto Esperança, Canindezinho, Siqueira, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa e Bom Jardim serão beneficiados com a atuação das novas equipes do BPRaio na Capital.

A ampliação das equipes faz parte da expansão do BPRaio na Capital, que prevê a duplicação da capacidade operacional do efetivo nos bairros da quinta maior cidade do Brasil. Na primeira fase da ampliação, em implantações realizadas nos bairros Vila Velha, Messejana e Parangaba, nos meses de outubro e novembro do ano passado, outros 104 policiais militares passaram a reforçar a Capital, com apoio de 54 motocicletas e três viaturas.

“O trabalho do Raio, na parte ostensiva operacional, tem obtido um grande sucesso em todo Estado, e por isso, a ampliação desse motopatrulhamento. Falando de Fortaleza, a grande vantagem é que temos áreas com dificuldade de locomoção, então, com essas motos, há mais facilidade na mobilidade em comparação às viaturas. Uma vez que esse tipo de veículo consegue chegar em locais de difícil acesso”, ressaltou o secretário da Segurança, André Costa.

A segunda fase da ampliação em Fortaleza, iniciada nesta quinta (21), no José Walter, prevê ainda mais 101 policiais para realizar o patrulhamento e atender ocorrências com agilidade, reforçando a segurança para toda a capital cearense. Essa segunda etapa totalizará 202 agentes de segurança. Até o final da expansão, serão quase 800 policiais militares de serviço no Batalhão, somente na Capital.

“Temos as estatísticas das cidades onde o Raio passou a atuar. Em algumas, em menos de um ano, tivemos cem armas apreendidas, o que para municípios do interior é um número considerável. E isso tem colaborado para retirar muitas armas de circulação no Estado e para a redução dos índices criminais”, completou o titular da pasta da Segurança, ao avaliar o trabalho do Raio.

Segunda fase da interiorização

O reforço do BPRaio no Interior do Estado também está em sua segunda fase.Aprimeira fase da ampliação do batalhão especializado fora da Capital foi concluída, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé). Na segunda etapa, 19 municípios do Interior com população acima de 50 mil habitantes já contam com o policiamento ostensivo e ostensivo nas ruas: Aracati, Acaraú, Aquiraz, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Quixeramobim e São Benedito.No Interior, oefetivo do BPRaio já alcança quase 1.300 agentes ativos.

A população de mais 13 municípios com população acima de 50 mil habitantes ainda terão a presença do batalhão especializado na cidade. O governador Camilo Santana anunciou uma terceira fase do projeto que prevê a presença desse policiamento especializado, dessa vez, nas cidades com população entre 30 e 50 mil moradores.

O aumento no efetivo do BPRaio foi possível graças à posse de 3.973 novos policiais militares nos últimos oito meses. Outros 399 aprovados no Curso de Formação Profissional para o cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estão em capacitação na Academia de Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A quarta e última turma de policiais militares será empossada ainda este ano.

Doutrina Raio

Para assumir uma vaga nas equipes do BPRaio o policial precisa ser aprovado no Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, com carga horária de 280 horas/aula. A preparação é voltada para a chamada “Doutrina Raio”, com temáticas como: Patrulhamento; Perseguição e Abordagem Policial; Prática de Tiro; Resolução de casos de baixa, média e alta complexidade; entre outros temas.

O policiamento motorizado auxilia na guarda ostensiva, dinamizando o atendimento de ocorrências em relação às viaturas convencionais. Com motos, os policiais adentram por ruas estreitas, conseguem fazer manobras mais ágeis, perseguições e abordagens. Além disso, crimes como o tráfico de drogas, roubos e tentativas de homicídios são comumente praticados em motocicletas.