Profissionais de Segurança iniciam Curso de Detecção de Substância com Cães

15 de junho de 2018 - 18:01 # #

Com o intuito de capacitar e habilitar os profissionais de segurança pública para desenvolverem funções de adestramento e condução de cães em ações de detecção de substâncias, como entorpecente ou explosivo, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), iniciou, nesta sexta-feira (15), o I Curso de Detecção de Substâncias com Cães.

A capacitação de 300 horas/aula distribuídas em instruções práticas e teóricas de procedimentos para emprego do cão de detecção inclui comportamento animal; figuração; identificação de substâncias explosivas e entorpecentes; aspectos jurídicos de emprego do cão farejador; procedimentos em locais sob ameaça de bombas; confecção e uso de equipamentos e treinamento, técnica de busca entre outros conhecimentos.

De acordo com o coordenador do curso, capitão PM Lutiani Rodrigues da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Polícia de Choque, as forças especiais de segurança vem trabalhando com o auxílio de cães para detectar e inibir o uso de substâncias ilícitas. “Preparar o policial militar e os demais agentes de segurança para treinar o cão a localizar um odor específico, que pode ser entorpecente, bem como, o material explosivo, é um trabalho muito minucioso. Utilizamos o cão como mais uma ferramenta para identificar artefatos possivelmente perigosos”. Ainda segundo o oficial, a Companhia de Policiamento com Cães trabalha com uma média de cinco cães para faro de entorpecentes e um cão para explosivos, com expectativa de preparar mais 20 cães para esse tipo de atividade.

Para a aluna Nayanna Gomes da Costa, inspetora Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), essa capacitação irá fortalecer sua atuação na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). “Nós viemos buscar mais esse conhecimento, aprimorar essa técnica que é usar o cão como essa ferramenta de trabalho e agora, nós esperamos sair daqui especialistas nesse serviço, que é busca de substâncias com cães”, declarou a aluna do curso.

A aula inaugural foi ministrada pela professora e mestre em psicologia, Giselle Maranhão Sucupira Mesquita, que abordou a temática “Manejo e socialização de cães filhotes para o trabalho”. Participam desta capacitação 30 alunos, incluindo policiais civis, agentes penitenciários e um militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Além policiais militares dos Estados do Ceará, Amapá, Bahia e Sergipe. O curso segue até o dia 31 de julho.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)