Granja passa a contar com equipes do BPRaio e videomonitoramento

9 de junho de 2018 - 16:19 # # # #

O litoral cearense continua a receber investimentos para diminuir os índices de criminalidade e garantir cotidiano mais pacífico para a população. Neste sábado (9), o Governo do Ceará implantou o sistema de videomonitoramento e o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Granja.

Os moradores do município receberam as ações com muita festa, em solenidade realizada na rua Romeu Martins, no Centro granjense. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, da prefeita de Granja, Amanda do Romeu, e de autoridades policiais.

A cidade é a 15ª do Interior cearense a dispor do sistema de videomonitoramento integrado. Serão 17 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento.
“Estamos comprando e equipando a Polícia no Estado com o que há de melhor para combater a criminalidade. Essas câmeras vem para ajudar, com tecnologia, na identificação de ocorrências em todos os locais de Granja. Mesmo com o efetivo de muitos homens, é impossível estar em todos os lugares, portanto esse sistema vai ajudar com detalhes a acionar nossos policiais e buscar os bandidos onde estiverem”, detalhou Camilo.

Com o BPRaio de Granja, já são 26 grupamentos exclusivos espalhados por cidades do Interior. A cidade terá equipe de 37 policiais do batalhão, com apoio de 16 motos e uma viatura 4×4. O investimento de R$ 1,1 milhão para o equipamento.

Em discurso, o governador destacou que a presença do batalhão, por onde ele foi instalado no Ceará, trouxe aos cearenses a sensação de mais tranquilidade nas ruas.

“O maior resultado do Raio é quando a gente faz a pesquisa de avaliação da população. Impressionante como, em toda a cidade que foi implantado, a população aprova e identifica que reduziram os crimes, que a sensação de segurança é maior. Os nossos dados de indicadores têm mostrado que nunca se prendeu tanto no Ceará. Aumentou número de presos, o número de apreensões de drogas, reduzimos homicídios. É um projeto que tem dado resultado.”

Ruas tranquilas

A professora Lourdes Oliveira atravessa a cidade durante a semana para ministrar suas aulas em escola do município. Para ela, ver os policiais com motos e armamentos pelas esquinas significa alívio. A sensação de proteção entrou na sua rotina.

“É uma coisa nova e muito boa para nós de Granja, todo esse aparato. A cidade tem muito a ganhar, as pessoas irão mais às praças, ocuparão os espaços. Temos que comemorar essa conquista”, disse.

Monitoramento

Além de Granja, receberam o sistema: Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Canindé e Cratéus.

O investimento total do Governo é da ordem de R$ 20 milhões por ano para aquisição de cerca de 700 câmeras. Serão 38 municípios com população acima de 50 mil habitantes contemplados pela iniciativa estadual. Segundo o governador, a medida vai ser ampliada também para cidades com população entre 30 e 50 mil habitantes, assim como a interiorização do BPRaio.

O chefe do Executivo apresentou para a população de Granja, através de telões, o funcionamento do sistema que foi instalado nas principais ruas da localidade.

Policiamento

Até o momento foram investidos R$ 41 milhões nas instalações das bases no Interior e Capital.

O reforço atual do BPRaio faz parte da segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior.

Investimentos em Granja

Além da segurança, o Governo do Ceará trará um pacote diversificado de medidas para a cidade. O governador adiantou que será construída uma areninha, além de liberação de verba para reforma do mercado da cidade, melhoria das ruas, e reforma de escolas.

“Estamos selando compromissos com a Prefeitura de Granja para atender a necessidades importantes para o desenvolvimento da região”, contou Camilo.