Grupamento de Socorro de Urgência completa 29 anos de serviço no atendimento pré-hospitalar no Ceará
1 de junho de 2018 - 09:32 #CBMCE #DEA #Resgate
Em cerimônia realizada no auditório do Detran-CE, o Grupamento de Socorro de Urgência comemorou seus 29 anos de história em clima de agradecimento a todos os que contribuíram ao longo dessa trajetória. Bombeiros militares e autoridades civis foram agraciados como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
O GSU é referência no atendimento pré-hospitalar, atendendo a ocorrências como traumas por queda, acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, intoxicações, afogamentos, etc. Atualmente, a unidade conta com 65 bombeiros militares e seis viaturas.
Área que exige alto conhecimento técnico e constante capacitação, no último ano cerca de 450 bombeiros militares receberam treinamentos acerca do novo protocolo de RCP (ressuscitação cárdio pulmonar) e a utilização dos aparelhos DEA (desfibrilador externo automático), de forma que todas as unidades do CBMCE e ambulâncias dispõem deste equipamento e de pessoal treinado. Ainda falando de equipamentos, foram entregues nesta semana 65 capacetes específicos para o serviço de socorro de urgência para todos os integrantes do GSU.
Foram formados também 43 novos socorristas por meio do Curso de Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar (CESE-APH) e mais de 100 bombeiros militares concluíram uma versão mais básica do curso de especialização supracitado, o CMAPH (Curso de Manutenção em Atendimento Pré-Hospitalar), além da capacitação de integrantes da Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro. Atualmente, uma turma de 34 bombeiros está realizando o curso de Resgate, o que denota a busca constante pelo conhecimento e pelo treinamento por parte destes profissionais.
O diferencial do serviço realizado pelos bombeiros militares se dá no atendimento de vítimas de acidente de trânsito: além de realizar o atendimento pré-hospitalar, é feito, antes de tudo, a devida imobilização, remoção das ferragens da vítima através de equipamentos desencarceradores, e posterior transporte para unidade hospitalar.
Além disso, o Ceará faz parte do Conselho Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar, através do Comandante do GSU, o Ten Cel Albert, onde bombeiros de todo o Brasil debatem acerca de protocolos sobre o tema visando uma padronização e intercâmbio de ações exitosas para implantação nas unidades da federação.
Atualmente, a sede da unidade passa por grande reforma que visa ampliar a quantidade de vagas para as viaturas operacionais (tipo Resgate), além de melhorias na estrutura física das instalações como a troca de telhado, substituição de divisórias, pintura, entre outras.
Fonte: CBMCE