PM prende grupo suspeito de tentativa de roubo de malote com dinheiro na AIS 01
28 de maio de 2018 - 18:13 #BPRaio #DRF #PCCE #PMCE #segurança #SPIA #SSPDS
Quatro homens presos, três armas de fogo apreendidas e uma motocicleta recuperada. Esse foi o resultado de uma ação rápida realizada, na manhã desta segunda-feira (28), por policiais militares do Batalhão de Rondas e Ações Ostensivas (BPRaio) e da Força Tática (FT). A ofensiva aconteceu nos bairros Carlito Pamplona e Álvaro Weyne, ambos pertencentes à Área integrada de Segurança 4 (AIS 4), poucos instantes após os criminosos tentarem roubar um malote com dinheiro de um vigilante, que retornava para um carro-forte, crime registrado no bairro Meireles, na AIS 01. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Equipes do BPRaio realizavam patrulhamento pela Avenida Presidente Castelo Branco, quando foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) – acerca de uma tentativa de roubo a carro-forte, ocorrida no bairro Meireles. Dois dos suspeitos tentaram roubar um malote de um vigilante de empresa de transporte de valores, no momento em que este retornava para o veículo. Um dos suspeitos efetuou disparos de arma de fogo contra o funcionário da empresa e fugiu em seguida. A vítima foi socorrida e encaminhada a um hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Conforme informações passadas pela Ciops, os infratores deixaram o local em uma motocicleta com registro de roubo, modelo Factor, de cor preta e placa OCF-8098. Ainda segundo a Ciops, a dupla utilizava o fardamento de uma empresa de entrega de gás. Com base no que lhes foi passado, os policiais saíram em diligência, com o objetivo de localizar os indivíduos em fuga. A moto foi captada em movimento por um dos sensores do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a SSPDS e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Os militares seguiram com as buscas e avistaram o veículo em questão, no cruzamento das avenidas Presidente Castelo Branco e Pasteur, no Carlito Pamplona.
Os policiais se aproximaram e realizaram a abordagem aos dois infratores, momento em que o condutor se jogou ao solo com a moto ainda em movimento. Os homens foram detidos pelos militares. Foram presos: Marcondes Pinheiro da Costa (30), também conhecido como “Sorriso”, com antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio; e José Erinaldo Barreto da Silva (23), com passagem pela Polícia por tráfico de drogas. Com eles foi apreendida uma submetralhadora artesanal, carregada com 12 munições de calibre .40; uma pistola calibre .380, carregada com seis munições intactas; e um revólver de calibre 38, contendo quatro cartuchos deflagrados e um cartucho intacto.
Ainda durante a ofensiva, os policiais receberam a informação sobre a participação de outros partícipes na ação contra o carro-forte. A partir daí, equipes da Força Tática da PMCE seguiram até o bairro Álvaro Weyne, também na AIS 4, onde os militares localizaram Rogério Miranda de Brito (36), com antecedentes por roubo e tráfico de drogas; e Gilcélio da Costa Lima (39), também conhecido por “Tetinha”, com passagens por homicídio, roubo e receptação. Uma pistola .40 foi apreendida com os suspeitos. Os quatro indivíduos, o armamento apreendido e a motocicleta utilizada pelos criminosos foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde os todos foram autuados em flagrante por tentativa de latrocínio, associação criminosa e porte de arma de fogo de uso restrito.