Com o Ceará representando o Brasil, projeto de Unisegs é destaque em evento no Japão

8 de maio de 2018 - 18:33 # # # #

As Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), que vêm sendo implantadas pelo Governo do Ceará em todo o Estado, foi uma das pautas do evento Technical Deep Dive on Planning Safe, Inclusive and Resilient Cities (em tradução livre, Programa de Imersão no Planejamento de Cidades Seguras, Inclusivas e Resilientes), ocorrido no Japão. O comandante da Uniseg 01, Capitão Messias Mendes, e o coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi, participaram do evento, que contou com delegações de vários países. O Estado cearense foi o único representante brasileiro a integrar a edição de 2018.

A iniciativa ocorreu nas cidades japonesas de Tóquio e Osaka, na última semana de abril, e teve objetivo de apresentar, conhecer e debater ações em torno dos problemas sociais de países emergentes ou com economias em desenvolvimento. Um dos pontos abordados foi à temática da segurança pública, tendo como sede para a iniciativa, uma nação que utiliza do sistema de polícia comunitária, o Koban, e é vista como parâmetro para os demais povos do mundo quando se trata do assunto.

“O intuito das comitivas é expor trabalhos visando despertar o interesse do Banco Mundial em financiar projetos para esses países. Na oportunidade, nós apresentamos uma estratégia de enfrentamento à violência a partir de uma integração entre a Polícia Militar e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, que tem como foco, sobretudo, os jovens”, revelou Messias Mendes.

Ainda de acordo com o capitão, o projeto e as estratégias de segurança aplicadas às Unisegs, que visa à redução territorial, acompanhada da potencialização da presença policial e da integração de ações intersetoriais entre os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, receberam congratulações do Banco Mundial. Além disso, o oficial da Polícia Militar foi o único policial presente no evento. “Isso chamou atenção porque mostra o interesse do poder público brasileiro de incluir a Polícia nesse processo de desenvolvimento das cidades, a partir de uma proposta de integração e resiliência”, disse.

Agora, equipes do Banco Mundial visitarão o Ceará e conhecerão, in loco, o funcionamento das Unisegs. “Com isso, os representantes analisarão a viabilidade de patrocinar, por meio de estudos e pesquisas, o aperfeiçoamento sistemático do projeto”, finalizou o comandante.