PM captura cinco suspeitos, apreende armas e recupera veículo na AIS 13

12 de março de 2018 - 18:56 # # #

Dois homens presos, três menores apreendidos, três armas retiradas de circulação e um veículo recuperado. Esse é o saldo de mais uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na Região Metropolitana de Fortaleza. As duas ostensivas ocorreram na noite de ontem (11), em Pacajus e Horizonte, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

A equipe da 2ª Companhia do 15º Batalhão estava realizando ronda pelo bairro Coaçu, em Pacajus, quando avistaram um indivíduo, identificado como Esaú Neto de Sousa Nogueira (24), que já responde por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Quando o suspeito percebeu a presença policial, entrou rapidamente para a casa onde mora e saiu correndo em direção aos fundos do imóvel. A equipe iniciou a perseguição e, ao subir no muro, avistaram do outro lado, caída próximo ao muro, uma pistola calibre. 380, carregada com cinco munições, sendo uma na câmara. Em um dos móveis do quarto, os militares encontraram outra pistola, dessa vez uma cal. 765, oxidada, carregada com dez munições. A composição conseguiu capturar Esaú em uma rua atrás da casa.

Quando os militares estavam levando o suspeito capturado para a delegacia, os agentes foram abordados por um rapaz que tomou a frente da viatura e gritou que tinha acabado de ser assaltado. De acordo com a vítima, os suspeitos tinham levado o seu carro, modelo VW Gol. Com as informações repassadas, a composição seguiu pela estrada indicada e, após cerca de cinco minutos, conseguiram avistar um veículo com as características descritas, o qual já estava entrando à esquerda em uma estrada conhecida como Rua Asa Branca. Quando o veículo reduziu a velocidade para entrar na via, a viatura conseguiu acompanhá-los. Quando os indivíduos avistaram os policiais, o carro empreendeu velocidade, iniciando-se uma perseguição.

Mesmo com os sinais sonoros e luminosos, o veículo continuava em fuga. Em determinado momento, os ocupantes do carro realizaram vários disparos de arma de fogo em direção à viatura, tendo então os policiais revidado. Os agentes de segurança notaram que um dos integrantes do carro jogou fora um objeto. A equipe militar conseguiu atingir o tanque de combustível e os pneus, fazendo com que o automóvel parasse. O veículo estagnou próximo ao condomínio José Lino da Silveira, em Horizonte. Os policiais cercaram o veículo e mandaram que os ocupantes descessem com as mãos na cabeça.

Dentro do carro havia quatro indivíduos, sendo um adulto, identificado como José Alan Ferreira da Silva (18), que estava conduzindo o veículo, e três adolescentes. Durante a troca de tiros, dois menores foram atingidos por disparos e encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após providenciarem o socorro aos feridos e colocar os demais sob custódia, a composição voltou até o local onde o revólver havia sido jogado e o recolheram. A arma tinha capacidade para cinco disparos e todas as cápsulas estavam deflagradas. Os dois homens e os menores foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Horizonte, onde José Alan foi autuado por roubo e Esaú por porte ilegal de arma de fogo. Os adolescentes foram autuados por ato infracional análogo a roubo.