Como parte das ações coordenadas pela SSPDS, Gereba recebe serviço de emissão de documentos

7 de março de 2018 - 18:53 # #

Em continuidade às ações sociais realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e órgãos parceiros, no Grande Jangurussu, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), os moradores da comunidade do Gereba tiveram a oportunidade de emitirem documentos no Balcão da Cidadania, que permaneceu durante dois dias na região – ontem (06) e nesta quarta-feira (07). A iniciativa ocorre conjuntamente a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo do Estado do Ceará e tem como objetivo ofertar serviços à população e a aumentar a proximidade entre cidadãos, forças de segurança e demais entidades participantes.

No total, foram 99 documentos emitidos – 48 carteiras de identidades (RG) e 51 Cadastros de Pessoas Físicas (CPF). O ponto-base utilizado pelo Balcão da Cidadania foi a sede da organização não-governamental Fundo de Apoio Comunitário (FAC), que atende crianças carentes da redondeza. A moradora da comunidade do Gereba, Emily Vidal, de 16 anos, compareceu ao local para emitir a primeira cédula de identidade. Aproveitando a oportunidade, ela também levou a irmã de oito anos para expedir os primeiros documentos. “Eu achei muito bom poder tirar o RG tão perto de casa. Não peguei nenhuma fila, nem tive que ir para longe. Uma vez tentei tirar o documento, mas tinha muita gente na minha frente e preferi voltar para casa. Aqui foi rápido e fácil”, disse. Agora, elas receberão os documentos em 45 dias e na própria sede da ONG.

Para o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social (Codes) da SSPDS, “a ação tem o objetivo de trazer comodidade aos moradores e facilitar o acesso a esse serviço tão útil, que é a expedição da primeira e segunda vias de documentos. Este é mais um dos serviços iniciados na comunidade, que se dialogam em prol de proporcionar aos moradores o acesso à cidadania. Compondo, portanto, uma ação mais ampla de prevenção social à violência”, disse. Ele citou ainda a importância dos documentos para que as pessoas acessem os demais serviços que serão ofertados em breve. “É o caso de ações pautadas no cooperativismo, oficinas, cursos de capacitação organizados por outros parceiros, que foram convidados e já estão programados para agir na comunidade”, finalizou.

SSPDS e Febracis

No dia 23 de fevereiro, um projeto pioneiro de coaching ofereceu novos caminhos para transformação da carreira profissional e da vida pessoal de moradores da comunidade do Gereba. A iniciativa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e mães da região. O projeto teve a supervisão da SSPDS/CE e contou com a parceria de profissionais da área de coaching da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis). O primeiro encontro das 90 pessoas inscritas para participar do evento aconteceu, na sede da organização não-governamental Fundo de Apoio Comunitário (FAC), com a presença do secretário da SSPDS, André Costa, e o escritor, coach e presidente da Febracis, Paulo Vieira.