Defesa Civil do Estado passa a enviar alertas de desastres naturais por SMS
6 de março de 2018 - 18:21 #CBMCE #defesa civil
Texto: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Os cearenses passaram a receber em seus aparelhos celulares uma mensagem de texto por SMS os convidando a cadastrar seu CEP para o recebimento gratuito de alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil, desde ontem (05). No Estado, o envio dos alertas ficará a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
As operadoras de telefonia enviarão, no decorrer do mês de março, a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário estará apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. Basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse.
Mesmo antes de receber a mensagem de convite para o cadastro, a população já pode enviar seu CEP de interesse para 40199 e se cadastrar. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento. Basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.
Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
Por exemplo, em um dia de chuva intensa, a população de um município ou região poderá receber a seguinte mensagem da Defesa Civil do Estado: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite contato com a água e não dirija em áreas inundadas. Em situações de risco, ligue 193”.
Com a implantação do serviço nas regiões Norte e Nordeste, iniciada no último dia 26, a população de todo o país está apta a receber os alertas e orientações da Defesa Civil. O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.