SSPDS e RioMar Fortaleza levam mais de 200 crianças para sessão de cinema

2 de março de 2018 - 19:22 #

As vitrines das lojas e o tamanho da tela do cinema foram os itens que mais chamaram a atenção do pequeno Pedro Viana, de apenas sete anos de idade. Pedro e outras crianças, vindas das comunidades do Gereba e Pau Fininho, em Fortaleza, foram convidadas, na manhã desta sexta-feira (02), para uma sessão de cinema exclusiva no Shopping RioMar, localizado no bairro Papicu. “Eu nunca tinha visitado um shopping. Estou muito, muito feliz”, afirmou Pedro, extasiado com as luzes e o tamanho do local. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, fez questão de acompanhar o momento. Mais de 200 crianças participaram do momento.

Assim que desceram dos ônibus que as levaram até o shopping, o olhar da maioria das crianças era o de surpresa e ansiedade. O primeiro grande desafio foi encarar a escada rolante. Os passos eram comedidos, mas a alegria de ir ao cinema pela primeira era desenfreada. Muitos ficavam minutos parados em frente às lojas olhando os produtos das vitrines, outros admiravam o tamanho do prédio. “Estou achando tudo incrível. Gostei das lojas, do piso, do teto, amei tudo”, declara Mariana Nascimento, de apenas oito anos de idade, moradora da comunidade do Gereba.

Logo que chegaram à entrada do cinema, a garotada teve a primeira surpresa. O maestro Gladson Carvalho, diretor da Orquestra Filarmônica do Ceará, estava tocando inúmeros sucessos com o seu violino. Uma verdadeira recepção de gala para deixar o dia dos pequenos ainda mais feliz. “Estou muito contente em participar de um evento como esse e trazer um pouco de música para alegrar ainda mais esse momento”, afirmou o músico. “Eu conheço essa música, já ouvi na televisão”, gritava Maria Júlia (8), ao som de Asa Branca, consagrado na voz de Luís Gonzaga.

Cinema sem pipoca e refrigerante é uma afronta, mas é claro que isso não seria nenhum problema. Os copos e os “milhos estourados” já estavam esperando a criançada. No corredor que dá acesso à “telona”, os olhares eram de admiração e encantamento. Os passos se apressavam para chegar ao tão esperado momento. Os pequenos sentaram, as luzes apagaram e a magia começou. O filme escolhido para a imersão das crianças no universo cinematográfico foi “O Touro Ferdinando”, lançado em 2018 e que tem como plano de fundo a história de um touro que não quer ficar brigando como todos os outros animais de sua espécie, mas prefere viver em paz com todos e fazer o que realmente gosta. A animação fala sobre tolerância, ressalta a importância de cuidar da natureza e também propaga a mensagem de paz.

De acordo com André Costa, o momento é especial e de muita importância para as comunidades. “Nós estamos mudando o futuro dessas crianças e adolescentes. Ações como essa são fundamentais para mostrar novos horizontes e possibilidades. Aos poucos, vamos mostrando que é possível uma parceria entre a polícia e a comunidade”, afirmou.

Para o coordenador da Célula de Defesa Social da SSPDS, Tenente-coronel Bernardo Aguiar, tudo foi planejado para proporcionar uma experiência única para as crianças. O oficial ressalta que outras ações estão sendo planejadas, como cursos profissionalizantes, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), programas culturais e esportivos, além da presença policial na área, garantindo paz e segurança. “Estamos trabalhando para desenvolver uma cultura de paz em todos os moradores da comunidade”, disse.

Trabalho continuado

A comunidade localizada dentro do bairro Barroso, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), ganhou, desde o fim de novembro do ano passado, reforço no policiamento local, com patrulhamento ostensivo intensificado e contínuo, ao mesmo tempo em que diversas ações sociais estão sendo desenvolvidas para propiciar oportunidades para as famílias que residem na área. As ações contam com a colaboração de parceiros, como a Prefeitura de Fortaleza, associações sem fins lucrativos e entidades privadas. A integração entre os parceiros tem possibilitado aos moradores uma nova perspectiva para o futuro. “Acreditamos que com a colaboração dos outros atores da sociedade, iremos devolver o território para a população de bem”, comenta o secretário André Costa.

Outro projeto pioneiro oferecido para a comunidade é o de coaching, que apresenta novos caminhos para transformação da carreira profissional e da vida pessoal de moradores da comunidade do Gereba, situado na área do Grande Jangurussu, em Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e mães da comunidade. Essa iniciativa, em parceria com a Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), teve início na última sexta-feira (23). Os moradores da comunidade também receberão, por meio de uma parceria com a Orquestra Filarmônica do Ceará, cursos, aulas, palestras e concertos musicais para os moradores da região.

Com a contribuição dos parceiros já foi possível fazer a instalação de novos postes de iluminação pública e demolir imóveis abandonados, que serviam para a prática de atividades delituosas na comunidade. Simultaneamente, equipamentos da SSPDS, como a Plataforma de Observação Elevada (POE), o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), a Delegacia Móvel da Polícia Civil e dois postos fixos de policiamento foram implantados na área – uma na Comunidade do Gereba e outro na Babilônia. O uso dos equipamentos faz parte de uma série de ações que estão sendo implementadas pela SSPDS nas duas comunidades. Desde então, não há nenhum registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.

Iniciativas de outros parceiros estão em andamento, como é o caso dos times do Ceará e do Fortaleza, que se uniram à Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) para levar escolinhas de futebol para as duas áreas. O convênio com os clubes é direcionado para fortalecer e dar oportunidade para as práticas esportivas nas comunidades carentes com a implantação de núcleos desportivos e doação de materiais esportivos, como coletes, uniformes e bolas. A iniciativa integra o Pacto por um Ceará Pacífico, que prevê ampliação do programa para outras comunidades da Capital.