Polícia Civil prende homem suspeito de aplicar golpes em religioso
28 de fevereiro de 2018 - 18:57 #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Quixadá, capturou um homem suspeito de aplicar golpes em um religioso no município de Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). O monsenhor Luís Orlando de Lima (56) foi encontrado morto, no último dia 16, na Casa Paroquial de Quixadá. O suspeito foi preso preventivamente, na tarde dessa terça-feira (27).
As investigações sobre os crimes praticados por Leanderson Pereira de Araújo (25) iniciaram após a morte do religioso. O monsenhor deixou escrituras relando o que vinha passando nos últimos três anos. Na carta, o religioso revelou que foi vítima do então amigo, Leanderson. De acordo com as investigações, o suspeito se apresentou ao padre se passando por assessor parlamentar e prometeu levar melhorias para a paróquia de Quixadá. Ainda conforme levantamento policial, o religioso aceitou as condições do suspeito e se tornou vítima.
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Marcus Vinícius Damasceno, Leanderson captava dinheiro dos empresários locais e agiotas a fim de custear os projetos para a igreja. Além de ter se apropriado de dois carros, um sendo de posse particular do padre e outro veículo que a paróquia havia arrecado em doações. Ao todo, os golpes chegaram a mais de R$ 200 mil, conforme apurações policiais. Parte desse valor foi pago pela família do monsenhor via empréstimos bancários.
Diante das dificuldades financeiras, o padre começou a escrever sobre o que estava acontecendo e guardou o material. Na Casa Paroquial, foram encontradas cartas onde relatavam a situação financeira do religioso e a senha do seu celular. No entanto, o aparelho celular da vítima não foi encontrado no local. Conforme investigação, no dia da morte do padre, o suspeito foi até a residência e entrou no cômodo do religioso. A Polícia Civil requisitou imagem das câmeras de monitoramento do imóvel para verificar se o suspeito saiu com o objeto.
A Polícia Civil mantém as investigações no sentido de reunir mais provas contra o suspeito. Ele será indiciado pelos crimes de estelionato, falso testemunho, furto e outros crimes que as investigações irão identificar. Leanderson tinha passagem por apropriação indébita.