Secretário André Costa participa de evento de abertura do Fórum de Turismo do Ceará

22 de fevereiro de 2018 - 20:18 # #

Empresários do setor hoteleiro cearense assistiram, na tarde desta quinta-feira (22), a uma apresentação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, que expôs aos presentes o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado no combate à violência. O encontro aconteceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa do Ceará e teve como objetivo debater, propor alternativas e possíveis parcerias com o objetivo de resguardar a população local nos destinos turísticos e também os turistas que visitem o Estado.

O evento foi dividido em duas partes. A primeira foi dedicada à palestra apresentada pelo secretário André, onde foram apresentados números comparativos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs); Crimes Violentos Contra o Patrimônio 1 (CVP1) – roubo contra transeuntes – e Crimes Violentos Contra o Patrimônio 1 (CVP2), roubo de carga, veículo, banco e residência; apreensões de armas e drogas e também ações implantadas para auxiliar no trabalho policial, como o S25 Provisório. No tocante aos números de CVP 1 e 2, foi apresentado um quadro comparativo entre 2016 e 2017, onde houve redução.

O titular da pasta da Segurança destacou também o reforço que o Estado recebeu, entre outubro e dezembro de 2017, com o aumento do efetivo da Polícia Militar, que ganhou mais de 2700 novos soldados, além de outros 1400 que estão em formação e de 600 novos integrantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Ele falou ainda sobre a aquisição de novas viaturas, equipamentos e armamentos para a PMCE e para a PCCE, destacando a licitação para a compra de novas pistolas, do mesmo modelo utilizado pelo exército norte-americano.

André Costa falou ainda sobre a elaboração por parte do Estado, de um plano de segurança turística, com ações a partir da chegada do turista ao aeroporto e também nos principais pontos turísticos, hotéis, pousadas e restaurantes. Foi destacado também o trabalho de ampliação da vigilância através de câmeras conectadas ao sistema da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O secretário destacou o trabalho do Ceará Pacífico e falou da busca por ações sociais em comunidades carentes, com destaque para parcerias com a Prefeitura de Fortaleza e com os clubes de futebol Ceará e Fortaleza, para a implantação de escolinhas de futebol nessas áreas.

A segunda parte do evento foi dedicada ao debate, quando o secretário André Costa respondeu perguntas dos presentes e expôs todo o trabalho executado para a melhoria da segurança pública no Ceará. Além do titular da SSPDS, estiveram no encontro o secretário adjunto, Alexandre Ávila; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Heraldo Pacheco; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macêdo; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Everardo Lima; e o comandante do Batalhão de Turismo (BPTur), o tenente-coronel Clayrton Alves.

Além da cúpula da Segurança, participaram do evento o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente do Convention Bureau, Régis Medeiros; o coordenador do programa de regionalização do turismo da Secretaria de Turismo do Ceará, Valdo Mesquita; o secretário executivo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), Erick Vasconcelos; a secretária executiva do Fórum Regional do Turismo do Extremo Oeste (Fortexo), Rosana Lima; o secretário de Turismo de Caucaia, Paulo Guerra; Eveline Tabosa; articuladores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ce); Socorro Abreu, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR); e Circe Jane, secretaria executiva do Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE) e presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará (Sindieventos-CE).