DRFVC prende 5 pessoas por integrarem grupo responsável por roubo e receptação de cargas
22 de fevereiro de 2018 - 20:21 #DRFVC #PCCE
Cinco pessoas foram presas e vários produtos provenientes de roubo foram apreendidos, nessas terça (20) e quarta-feira (21), durante uma ação realizada por policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Entre os itens recuperados estão caixas de cerveja, materiais de construção e peças de motocicletas. A ofensiva aconteceu em Fortaleza, nos bairros Cajazeiras e Barroso, que ficam nas Áreas Integradas de Segurança 7 e 3, respectivamente; e em Itaitinga, na AIS 12.
Equipes da DRFVC estavam em diligências na AIS 7, com o objetivo de elucidar ocorrências acerca do roubo de cargas, ocorridos na Capital e em municípios da Região Metropolitana. Durante as investigações, os policiais colheram informações de que as mercadorias roubadas teriam sido vendidas para comerciantes na área da Grande Messejana. Com base no que foi apurado, os agentes de segurança intensificaram as buscas pela região.
Na manhã de ontem, os policiais da especializada seguiram até um dos estabelecimentos apontados como ponto onde eram repassados os produtos roubados. O ponto comercial fica na Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares, no Bairro Cajazeiras. No local, foram encontradas 24 caixas de cervejas, as quais foram identificadas como sendo parte de uma das cargas tomadas de assalto pelo grupo criminoso. O proprietário do comércio, identificado como João Neto Almeida Barbosa (33), foi conduzido à delegacia. Ele não possuía antecedentes criminais e disse para os agentes que o material fora adquirido de um conhecido, que seria sobra de bebidas de uma festa e que não teria nota fiscal. Com base no que foi apurado, o comerciante recebeu voz de prisão.
Dando prosseguimento à ação, os policiais da DRFVC foram até outro estabelecimento, desta vez, na Rua Geraldo Soares, no Barroso, que pertence a um homem identificado como José Leilson Ferreira Cavalcante (36), também sem passagem pela Polícia. No local, foram encontrados equipamentos e materiais de construção, produtos identificados como fruto de cargas roubadas de duas empresas do ramo. Questionado sobre a procedência do material, o proprietário respondeu que comprou os itens de um conhecido, morador do bairro. A mercadoria não tinha nota fiscal. Foi dada voz de prisão a José Leilson.
Após as primeiras prisões e apreensões, a equipe da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas seguiu até outra residência. Ele é apontado como chefe de um grupo especializado em roubar cargas no bairro Barroso. A casa seria utilizada para armazenar a mercadoria e sediar reuniões do bando. Já no imóvel, situado na Rua São Bento, os policiais encontraram Francisco Brendon da Silva Sousa (25), que tinha antecedentes criminais por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor e tinha um mandado de prisão em aberto contra si.
O imóvel também abrigava uma oficina de motocicletas e estava em reforma, estando no local alguns homens que trabalhavam na obra. Após vistoria, foram encontrados e apreendidos dois motores de moto, sendo um deles com a gravação de identificação apontando para um produto fruto de roubo; um compressor; um vaso sanitário e uma pia. O material de construção foi identificado como parte de uma carga roubada. Brendon disse aos agentes que o material de construção pertencia a um homem, enquanto os motores seriam de sua oficina. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a especializada.
Durante a abordagem, os policiais avistaram um indivíduo tentando fugir do local, pelos telhados. O mesmo foi alcançado pelos agentes de segurança e detido. Ele foi identificado como Wellison da Silva Soares (24), que não possuía antecedentes, e foi levado até sua residência para averiguação, devido a apresentar as mesmas características físicas atribuídas pelas vítimas a um dos infratores. No imóvel, foram encontradas caixas de medicamentos, além de material elétrico. Foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado para a sede da especializada.
Itaitinga
No dia anterior (20) às prisões, os policiais civis já tinham identificado um veículo VW Kombi, que teria participado de alguns crimes investigados pela especializada. O veículo foi localizado pelos agentes nas imediações do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha de Messejana). Os policiais iniciaram campanha à espera do condutor. Após alguns instantes, Francisco Alexandre Cruz de Oliveira (21) assumiu a direção do carro e saiu em direção à rodovia federal BR 116, em Itaitinga, até acessar uma estrada carroçável. Todo o percurso foi acompanhado pelos agentes. Ao se aproximar de uma casa abandonada, o suspeito, que tem um antecedente criminal na Lei das Contravenções Penais, parou o carro, desceu e passou a retirar caixas de cervejas e refrigerantes do automóvel. Momento em que os agentes deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à delegacia. No interior do veículo, os policiais encontraram televisores e a placa de uma motocicleta. Além disso, a Kombi era clonada e produto de roubo. Em depoimento, Alexandre confessou envolvimento em roubos a empresas que vendem eletroeletrônicos.
As investigações da DRFVC estão em andamento para descobrir os mandantes das ações criminosas, bem como identificar os receptadores das cargas roubadas. A Polícia Civil orienta a população a comunicar qualquer informação que auxilie o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-2491, da delegacia especializada, ou para o 181, o disque-denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).